Intecoop

Atividades de economia solidária oferecem alternativas de trabalho e reforçam o papel social da Universidade (foto: Fotos GOVBA via Visual Hunt / CC BY)

Nesta sexta-feira, 31, dois membros da Intecoop, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), oferecem uma formação sobre “Economia Solidária e as formas de intervenção das universidades e institutos federais no processo organizativo autogestionário”. O evento integra a Semana Técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (Ifet), campus Santos Dumont.

O bolsista Armando dos Santos é educador popular e já faz parte do movimento de Economia Solidária há mais de 10 anos. Segundo o palestrante, o objetivo é divulgar a experiência da Intecoop ao longo dos anos e incentivar a criação de outras incubadoras. “A ideia é fomentar novos processos nos lugares onde não se têm incubadoras, incentivando a criação de novas e auxiliando na ajuda a outros grupos autogestionários. Santos Dumont tem muitos desses grupos, que precisam deste apoio.”

Outro integrante do corpo técnico da organização que está em Santos Dumont é Juliana Macário. Ex-bolsista do projeto entre 2004 e 2008, ela destaca a importância do trabalho da UFJF no apoio ao trabalhadores em condição de desemprego. “Num período de crise, como o que estamos vivenciando, isso é fundamental, porque está posto para os trabalhadores que eles vão ter que procurar saídas para essa situação. A Universidade tem que cumprir seu papel de dar retorno social para o que é produzido aqui e nada mais justo que isso seja feito para os trabalhadores”, pondera.

Para a Pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, a aproximação entre a Universidade e outras instituições de ensino associa o trabalho da academia às necessidades encontradas nas comunidades fora do ambiente acadêmico, como em Santos Dumont.

“Para nós, a relação com outras instituições de ensino é importantíssima para que esse conhecimento acadêmico seja produzido conjuntamente e que tenha, de fato, o objetivo de atender às demandas sociais. São dois territórios – Juiz de Fora e Santos Dumont – que possuem duas instituições de ensino que trabalham na assessoria aos movimentos sociais e também temos movimentos sociais se organizando em busca do cooperativismo social. Essa relação institucional e política entre Universidade e esses movimentos é importantíssima”, afirma Coimbra.

Sobre a Intecoop

Mais de 600 pessoas inseridas no mercado de trabalho e cerca de 35 Empreendimentos de Economia Solidária acompanhados: é essa a bagagem que a Intecoop carrega nos seus quase 20 anos de existência.

Criada em 1998 ao longo da gestão da ex-reitora Margarida Salomão, a Intecoop foi uma das primeiras ITCPs que surgiram no Brasil. Inauguradas no início da década de 1990, as incubadoras populares trabalham pela construção de uma outra realidade: influenciadas pela Educação Popular de Paulo Freire e pelos ideais de cooperação, autonomia e autogestão da Economia Solidária, elas são uma das responsáveis por estimular as associações e cooperativas de trabalhadores, além de ajudá-los na reivindicação de melhores políticas públicas para o setor – ações especialmente importantes em tempos de crise e desemprego.

Depois de passar por um processo de desmonte institucional, sobretudo a partir de 2012, a entidade voltou a se reestruturar em 2016 e vai, aos poucos, recuperando o ritmo: os cinco bolsistas da graduação e os três mestres da equipe técnica já acompanham alguns coletivos da cidade há alguns meses, participam de encontros regionais e vêm tentando elaborar sua nova metodologia de trabalho para a organização.

“Muitos grupos que eram incubados pela Intecoop ficaram, basicamente, sem apoio, porque não existe outra instituição desta natureza da cidade e nenhuma foi criada nesse meio tempo. Nós retomamos o projeto no ano passado e estamos nos reaproximando dos grupos, rediscutindo nossa metodologia. A Intecoop é de fundamental importância para esses grupos, porque muitos deles se organizam com pessoas que se encontram em situação de desemprego, de exclusão social, por uma série de fatores”, finaliza Juliana Macário.

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensãohttps://www.facebook.com/intecoop/