Dentre as matérias que causam pesadelo nos jovens do ensino fundamental e médio, a física ocupa lugar de destaque. Com o intuito de facilitar o trabalho dos professores e tornar a física mais leve aos olhos dos estudantes, os alunos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física apresentarão no III Workshop de Pesquisa em Ensino de Física os projetos desenvolvidos na área. O evento acontecerá nos dias 31 de março e 1º de abril, no anfiteatro do Departamento de Matemática, no Instituto de Ciências Exatas da UFJF.

Além da apresentação dos trabalhos, o evento contará com a participação do professor Nelson Studart da Universidade Federal do ABC. Studart irá apresentar uma parte de seus estudos na  gamificação do ensino da física, a fim de desenvolver uma forma de entrar no mundo dos games para passar aos jovens o conteúdo trabalhado de forma teórica nas salas de aula.

Projetos apresentados

Os trabalhos buscam disponibilizar soluções para problemas como a simples reprodução do conhecimento e a pouca experimentação em sala de aula. “Com isso o professor tem a possibilidade de pesquisar a sua própria prática de ensino, lançando um novo olhar que permita aumentar o interesse e a motivação do aluno aliado ao ensino do conteúdo”, afirma o professor Paulo Menezes um dos organizadores do evento.

Um dos projetos a ser apresentado será o do mestrando Plaundio Evangelista com o tema: “Revisitando experimentos clássicos no ensino de Física numa perspectiva investigativa”. A pesquisa procura fazer um levantamento dos principais experimentos indicados em livros didáticos para comprovação de teorias e reescrevê-los em uma perspectiva investigativa. “Valorizando a investigação tornamos o processo mais importante que o resultado, desenvolvendo um pensar científico em sala de aula”, conclui Paulo Menezes, que é o orientador da pesquisa.

A apresentação de projetos no Workshop é quesito obrigatório para os alunos do MNPEF e dá a oportunidade de os mestrandos serem avaliados por outros professores além de seus orientadores. A avaliação procura perceber um pensar qualificado de um produto educacional que passe pelas fases de desenvolvimento, aplicação e avaliação.

Os produtos educacionais desenvolvidos são disponibilizados na plataforma da Sociedade Brasileira de Física para a consulta aberta de todos os interessados.

Cronograma

Os horários das apresentações e da palestra estão disponíveis no site do MNPEF . Toda a programação do evento é aberta para a comunidade sem a necessidade de inscrição.