Parlamento Jovem

Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, ressaltou a importância do trabalho que articula as ações de formação política que a Universidade pode oferecer à juventude (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Tiveram início, na tarde desta quarta-feira, 29, as atividades do Parlamento Jovem (PJ), um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. O evento de abertura ocorreu no plenário da Câmara Municipal, que contou com a presença da Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Lívia Coimbra, e da professora do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Christiane Jalles, que coordena as ações que envolvem o projeto na cidade, junto com o Serviço de Atenção ao Cidadão da Câmara.

“Essa é uma importante ação de extensão que atende os objetivos de articular as ações de formação política que a Universidade pode oferecer à juventude, que tem que se formar, conhecer o espaço legislativo, para que possa fazer a crítica a este espaço, que nos últimos tempos tem sido alvo de muita resistência de participação e debate”, afirmou a professora Ana Lívia.

parlamento jovem

Professora do ICH, Christiane Jalles (de camisa preta), atua na coordenação do Projeto junto com integrantes do Serviço de Atenção ao Cidadão da Câmara (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Educação política: conhecer e participar

O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Atualmente, é realizado em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Para a professora Christiane Jalles, o intercâmbio entre os alunos da Universidade e os estudantes beneficiados pela iniciativa pode contribuir para a formação do pensamento crítico nos jovens. “Nossos estudantes entrarão em contato com alunos de 15, 16 anos, que estão iniciando sua vida política. Muitos ainda não têm nem direito de votar e o terão neste processo. Como a escola incentiva a participação do cidadão, forma o cidadão, há uma ideia de uma educação para a democracia e para a cidadania. A Universidade fornece material, a base para que estes jovens possam formar seu pensamento crítico”, pondera.

Jovens parlamentares

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Em 2017, o assunto a ser debatido será “educação política nas escolas”.

O aluno do 9º período do curso de Ciências Sociais da UFJF, Matheus Vitorino, que será um dos monitores do PJ, explica a dinâmica do processo: “Fazemos encontros semanais com os alunos nos colégios, em que a gente primeiro começa debatendo noções de política, o funcionamento do nosso sistema, como se constitui o processo legislativo. A partir dessas noções básicas, vamos auxiliando os alunos a elaborarem propostas legislativas, baseadas no tema. Assim que as propostas são elaboradas, são primeiro apresentadas numa assembleia na Câmara Municipal, com os alunos atuando como parlamentares. Elas são, então, encaminhadas para uma assembleia regional e, em seguida, as eleitas chegam até a Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, onde os alunos encontram participantes do Parlamento Jovem de todo o Estado e decidem sobre quais propostas vão permanecer.”

Um dos objetivos da iniciativa é estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

Roberta Alvim Vasconcellos, de 17 anos, é estudante do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Jesuítas. Além de mencionar a importância da atuação da juventude nas decisões que envolvem a política na cidade, no estado e no Brasil, ela e os colegas se mostraram animados em participar do projeto. “É um grande aprendizado, a gente consegue ver o mecanismo das leis, enxerga possibilidades diferentes e isso é o exercício da democracia. No momento em que você coloca o jovem interessado na política do país, já é um grande avanço, pois eles vão se tornar melhores profissionais, cidadãos mais bem esclarecidos, e o futuro do país pertence à nossa juventude.”

No total, 65 cidades do estado irão participar do Parlamento Jovem, sendo sete delas da Zona da Mata Mineira (Juiz de Fora, Santos Dumont, Carandaí, Leopoldina, Matias Barbosa, Rio Preto e Madre de Deus de Minas). As escolas participantes de Juiz de Fora são: Colégio São José – Instituto Vianna Júnior; Apogeu; Jesuítas; Tiradentes – Polícia Militar; e Escola Estadual Professor José Freire.

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão