electra1

A abertura será nesta quinta-feira, 30, às 14h30, com o filme Electra (Foto: Divulgação)

A mostra “Passagens interartes entre o cinema e o teatro”, organizada pelo Cineclube Lumière e Cia, reunirá 11 produções audiovisuais que mesclem as duas artes: Cinema e Teatro, entre os dias 30 de março a 22 de junho. A abertura será nesta quinta-feira, 30,  às 14h30, no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação, com o filme “Electra”.

Dirigido pelo grego Michael Cocoyannis, o longa “Electra” é baseado na tragédia do dramaturgo grego Eurípedes, de mesmo nome.  A película foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1962.

A mostra, no entanto, será mais do que a exibição de adaptações cinematográficas de peças teatrais. Segundo a professora da Faculdade de Comunicação e coordenadora do Cineclube, Erika Savernini, o objetivo é discutir como os dois gêneros artísticos influenciam um ao outro, e quais as convergências e divergências técnicas existentes em ambos. “Vamos analisar as relações diversas  entre o teatro e cinema. Vamos buscar como ocorre o intercâmbio de narrativas, discursos, técnicas de atuação e outros aspectos técnico-formais”, explica Erika Savernini.

Filmes não comerciais

Criado em 2013, o Cineclube opta por exibir filmes menos comerciais e pouco conhecidos pelo público, apresentando também produções mais antigas, feitas nas décadas de 50,  60, 70 e 80. Após a exibição, uma breve análise da obra será feita por estudantes que participam do Cineclube como bolsistas e, em seguida, haverá um debate direcionado às questões técnicas da produção assistida. “Um dos objetivos do Cineclube Lumière e Cia é refletir como o discurso cinematográfico foi construído nos filmes apresentados pela mostra, para que aqueles com mais interesse nestes aspectos técnicos possam compreender o processo produtivo de roteiro, direção, montagem e edição”, conta a professora Erika.

As sessões são realizadas todas as quintas-feiras, às 14h30, no Anfiteatro da Faculdade Comunicação da UFJF, e são gratuitas e abertas ao público. Quem quiser conferir a programação completa e mais informações sobre os filmes, pode acessar a página do Cineclube Lumière e Cia, no Facebook.