A exposição (Foto: Carolina Bezerra)

A exposição reúne em mais de cem imagens as colaboradoras do João XXIII celebrando a diversidade feminina (Foto: Carolina Bezerra)

Nesta quinta-feira, 30, o Colégio de Aplicação João XXIII lança o livro digital escrito em homenagem aos 50 anos do colégio e também inaugura a exposição “Presença-Mulher”, às 17h30, no Auditório do Ensino Fundamental.

Organizado pelos professores José Luiz Lacerda, do João XXIII, e Anderson Ferrari, da Faculdade de Educação, o livro é dividido em três partes, que contam a história, as experiências pedagógicas, os desafios e as potencialidades da instituição. Fundado em 1965 pelo professor e ex-ministro da Educação, Murílio Hingel, o colégio comemorou 50 anos de existência em 2015.

De acordo com Lacerda, a importância da obra vai além da função comemorativa de aniversário. “O livro retrata as diversas funções do colégio, como a questão da inovação e formação de professores, abrangendo o eixo fundamental pesquisa, ensino e extensão”, conta.

Já a exposição “Presença-Mulher” foi pensada com o intuito de celebrar e marcar, no cenário político atual, o Dia Internacional da Mulher, dando visibilidade às mulheres que trabalham e atuam no João XXIII. O trabalho reúne registros, em 106 imagens, das colaboradoras do Colégio de Aplicação, representando a diversidade feminina presente no espaço escolar.

“Pedi que cada modelo se pensasse enquanto mulher, profissional, mãe, pesquisadora, professora, em uma dimensão do seu feminino, do que compreende sobre a experiência do ‘ser-mulher’, e escolhesse em que lugar do colégio gostaria de ser fotografada e como, com roupa, objetos, frases, adereços, maquiagem”, conta Carolina dos Santos Bezerra, professora e fotógrafa responsável pela mostra.

Segundo Carolina, a ideia também é uma proposta relacionada à arte-terapia. “As fotografias foram realizadas tendo como foco o registro, a tentativa de captar algo da essência e da autoimagem que as fotografadas gostariam de ver e fruir de si mesmas, indo além de apenas um ensaio fotográfico”, afirma.

A exposição “Presença Mulher” vai até o dia 20 de abril, na Galeria de Artes do Colégio de Aplicação João XXIII.  A entrada é gratuita.