Os cursos de Fisioterapia e de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Governador Valadares, foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de Fisioterapia obteve nota 4, enquanto o de Educação Física ficou com a nota 3. Os avaliadores do MEC estiveram no campus avançado entre os dias 19 e 22 de março.

A visita da comissão avaliadora traçou uma agenda de reuniões com diretores, coordenadores, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. Também foram realizadas visitas a todos os ambientes utilizados pelos cursos, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, clínica escola e hospital. Os conceitos são referentes a três grandes dimensões: corpo docente e tutorial, organização didático-pedagógica e infraestrutura.

No caminho certo
De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, estes foram os primeiros cursos da área de saúde de Governador Valadares a receber visita para avaliação de reconhecimento. “Os resultados mostram que, apesar dos desafios relacionados a um campus avançado, estamos no caminho certo.” Michèle destaca a atuação das coordenações dos dois cursos e o fato de o curso de Educação Física ter sido criado em 2014, sendo o mais jovem do campus avançado. “Os relatórios representam um importante subsídio para as coordenações de cursos, colegiados, núcleos docentes estruturantes e para as administrações dos campi”, considera.

A coordenadora do curso de Educação Física, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz, também avaliou positivamente o resultado: “este processo de reconhecimento foi uma grande conquista para toda a comunidade acadêmica do curso – docentes, estudantes e técnico-administrativos – e reflete todos os esforços que vêm sendo realizados deste a implantação do curso. Além disso, o relatório de avaliação, com certeza, nos dará orientações para continuarmos nosso trabalho, sempre com o apoio e juntos com a administração superior”.

Para a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, o reconhecimento é muito importante e demonstra o empenho da Administração Superior em proporcionar o desenvolvimento dos cursos do campus avançado de Governador Valadares. “Temos feito investimentos nas áreas administrativa e didático-pedagógica e o processo de reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo. Os avaliadores, em seus relatórios, sempre apresentam considerações que podem ajudar na construção de novos caminhos e estratégias para qualificar ainda mais os nossos cursos.”

Reforma curricular
A coordenadora do curso de Fisioterapia, Vanessa Cardoso, considera que uma série de fatores proporcionou o reconhecimento pelo MEC. “Os avaliadores destacaram a qualidade dos laboratórios das disciplinas do ciclo básico (especialmente anatomia e histologia), a preparação do curso para o estágio curricular a ser implantado no próximo semestre e a interação entre docentes e discentes. Eles apontaram a importância da reforma curricular para o curso, com uma proposta que tinha ‘a nossa cara’, e de como os discentes estão envolvidos neste processo de construção da formação acadêmica. Outro ponto muito elogiado pelos avaliadores foi a unanimidade do Núcleo Docente Estruturante (NDE), como alicerce para a implantação da proposta pedagógica do curso.”

Vanessa ressalta que a nota 4 obtida pelo curso de Fisioterapia representa o resultado de um trabalho realizado com esforço e dedicação. “Apesar de todas as dificuldades que um campus em implantação oferece, é possível construir uma formação de qualidade. A visita do MEC mostrou o quanto podemos ser fortes quando trabalhamos juntos. Somos gratos pela contribuição de todos.”