Equipe (Foto: Alexandre Dornelas)

Equipe coordenada pelo professor Tadeu Coutinho oferece atendimento especializado a gestantes com comorbidades (Foto: Alexandre Dornelas)

O Hospital Universitário da UFJF retomou e ampliou o procedimento ambulatorial de assistência pré-natal de alto risco obstétrico, na Unidade Dom Bosco. Hoje são atendidas gestantes de Juiz de Fora e região que apresentam qualquer tipo de comorbidade, ou seja, a presença de duas ou mais doenças relacionadas, durante o acompanhamento da sua gravidez. Aquelas com maior risco para o feto são encaminhadas para o ambulatório específico de Vigilância Contínua, onde realizam o exame de cardiotocografia basal, que monitora a frequência cardíaca do feto.

O Serviço de Obstetrícia também disponibiliza outros exames específicos imprescindíveis para avaliação do bem-estar materno fetal, como a ultrassonografia e a dopplervelocimetria, além de contar com corpo clínico qualificado e de oferecer pleno acesso aos exames rotineiros da assistência pré-natal. As adolescentes são encaminhadas para atendimento especializado, e as pacientes que tiveram abortos de repetição ou trombofilias também recebem assistência pré-concepcional, pelo ambulatório de Infertilidade.

O encaminhamento para o HU/UFJF é feito por meio das Unidades de Atenção Primária à Saúde. Para os ambulatórios de alto risco, o procedimento deve ser feito por médico, depois de ele avaliar e constatar a necessidade de acompanhamento especializado.

De acordo com o professor Tadeu Coutinho, chefe do Serviço de Obstetrícia da UFJF, o fato de o Hospital Universitário ser uma instituição de excelência em ensino e pesquisa garante a atualização científica constante do seu corpo clínico e a qualidade da assistência prestada às gestações de risco habitual e de alto risco. Ao todo, são 16 ambulatórios especializados em ginecologia e obstetrícia no Hospital Universitário. O serviço é coordenado pelos professores Tadeu Coutinho, Juliana Zimmermmann, Adriannne Duarte, Alexander Cangussu, Larissa Coutinho, Clarissa Panconi e Maíra Lourenço, além dos Médicos Luciano Loures, Mariana Sirimarco, André Jaenicke e Marco Antônio de Oliveira Lacerda.