33298471000_f013cc5ebe_z

O reitor Marcus David ressaltou a relevância do convênio que beneficiará a formação de alunos residentes de ambas as instituições e população da Zona da Mata (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora firmaram na manhã desta segunda-feira, dia 27, convênio para realização de estágio curricular para alunos da graduação em Medicina da Universidade e residentes em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa e no Hospital Universitário (HU).

Durante a cerimônia na qual foi formalizada a parceria, o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, ressaltou a relevância do convênio. “É com muita satisfação que celebramos este convênio, especialmente em função da importância histórica da relação entre a UFJF e a Santa Casa, duas instituições respeitadas na cidade e na região, com muito potencial, inclusive, para novas parcerias.”

A avaliação é compartilhada pela diretora da Faculdade de Medicina da UFJF, Maria Cristina Vasconcellos Furtado, que também esteve presente à cerimônia de assinatura. “Trata-se de um convênio muito relevante no sentido da inserção dos nossos alunos da graduação e da pós-graduação em nível da residência médica, nas atividades do SUS da Santa Casa. É uma entidade de existência histórica que está ligada à origem da Faculdade de Medicina da UFJF e esse retorno a essas atividades, além desse resgate histórico, nos permite neste momento a ampliação das nossas atividades, bem como a recepção dos pós-graduandos da Santa Casa no Hospital Universitário de forma a integrar os dois serviços.”

O diretor da Santa Casa, Renato Villela Loures, destacou a relevância de ambas as instituições para Juiz de Fora e região. “A UFJF é a maior instituição pública da cidade, bem como a Santa Casa é a maior empresa privada. Temos que caminhar juntos com a Universidade.”

O vice-diretor de Ensino da Santa Casa e professor da UFJF, Áureo de Almeida Delgado, recordou que o convênio é a retomada de uma antiga parceria.

“Fico muito feliz que tenhamos conseguido firmar este convênio, principalmente na área de ginecologia e obstetrícia na qual, no HU, ainda carecemos de avanços. Este convênio irá atender tanto aos alunos da graduação, no internato, como os da residência médica, que é de suma importância. Essa integração entre as duas instituições já ocorreu no passado e agora retorna de maneira mais forte e com um compromisso de podermos avançar e melhorar ainda mais o ensino. São as duas instituições da cidade cuidando da educação dos nossos alunos e, principalmente, formando profissionais da residência médica para atender a região da Zona da Mata com qualidade, carinho e humanidade.”

A assinatura do convênio entre a UFJF e a Santa Casa ocorreu na sede administrativa do hospital, no Centro. Estiveram presentes – além do reitor da UFJF, Marcus Vinícius David; da diretora da Faculdade de Medicina da UFJF, Maria Cristina Vasconcellos Furtado; do diretor da Santa Casa, Renato Villela Loures; do vice-diretor de Ensino da Santa Casa e professor da UFJF, Áureo de Almeida Delgado – a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva; o superintendente do HU, Dimas Augusto Carvalho de Araújo; o vice-diretor da Santa Casa, Arnaldo Villela de Andrade; o diretor clínico da Santa Casa, Geraldo Antônio de Souza; o diretor-secretário da Santa Casa, padre José Leles da Silva; e o provedor da Irmandade e diretor de Ensino da Santa Casa, José Ventura.