Estão abertas as inscrições para o IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (Epea), neste ano, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento bienal, promovido por diversos grupos de pesquisa semeados pelo país, discutirá a relação entre as práticas de Educação Ambiental (EA), democracia e políticas públicas.

FACEBOOK (1)Com a expectativa de receber em torno de 400 participantes, a organização aponta que o Encontro é voltado para um público diverso, abrangendo pesquisadores do tema, estudantes (de graduação e pós-graduação), professores da Rede Básica de Ensino e demais interessados no assunto. As inscrições gerais já estão abertas e a submissão de trabalhos pode ser feita pela página do evento, até o dia 14 de abril.

Conforme a professora da Faculdade de Educação (Faced/UFJF) Angélica Cosenza, o tema central do evento surge de uma necessidade contemporânea em debater as recorrentes violações dos direitos ambientais, normalmente, infligidas sobre populações vulneráveis. Angélica, junto ao professor do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFJF), Vicente Paulo dos Santos Pinto, organiza o Encontro.

“A Educação Ambiental é uma ferramenta para dar visibilidade a esses processos de degradação e para promover novos valores nessa relação sociedade-natureza. Frequentemente, as localidades onde ocorrem os grandes impactos ambientais, associados a um capitalismo extrativista muito intenso, são escolhidas por esses empreendimentos por abrigarem comunidades já submetidas a situações de mau reconhecimento social e de baixa participação política. Nesse sentido, a Educação Ambiental tem uma função que vai além de fomentar a conservação do verde (apesar dessa ser, também, uma luta justa), envolvendo a promoção da qualidade de vida dessas comunidades e empoderamento desses sujeitos.”

A professora ressalta que essa conscientização pode ocorrer em espaços formais de educação, como as escolas, mas também tem lugar em ambientes não escolares e informais em que os indivíduos se insiram. Acompanhando essa percepção, o Epea oferece em sua programação, desenvolvida do dia 13 ao 16 de abril, atividades que abrangem discussões sobre práticas de pesquisa no diverso campo da educação ambiental.

Preocupação em ampliar o debate

Buscando oferecer uma abordagem multidisciplinar da Educação Ambiental, os Grupos de Discussão de Pesquisa (GDPs), reunidos ao longo do evento para debater os trabalhos apresentados, serão organizados em diversos eixos temáticos, eleitos pela organização. Essa preocupação em ampliar o debate pode ser observada, também, no Grupo de Educação Ambiental da UFJF (GEA) — pelo qual a Universidade está associada à organização do Encontro — do qual fazem parte pesquisadores de campos variados.

Seguindo a tradição, estabelecida pelas edições anteriores do Epea, de receber vizinhos sul-americanos, o IX Encontro contará com a presença dos professores Santiago Arboleda Quiñonez (da Universidad Andina Simón – Equador) e Ana Patricia Noguera Echeverri (Universidad Nacional de Colombia), que irão expor as lutas ambientais na América Latina e suas relações com dimensão educativa.

Além do GEA, estão a frente da organização a Faculdade de Educação, o Instituto de Ciências Humanas, a Pró-Reitoria de Extensão da UFJF, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro.

Mais informações podem ser conferidas em: http://nonoepea.webnode.com/