aulas de dança ufjfTécnico-administrativos em educação, professores, funcionários terceirizados, estudantes e aposentados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem se inscrever no curso de dança de salão MoviMente.

As aulas gratuitas acontecem às segundas e quartas, das 19h às 20h30, começando no dia 10 de abril, na unidade Centro do Restaurante Universitário.

Assim como nas outras edições, o curso terá diversos módulos com duração de dois meses e foco em um ritmo diferente. Ao fim de cada etapa, novas vagas são abertas. Os ritmos ensinados vão desde os básicos da dança de salão, como samba, bolero, forró e soltinho, a outros como tango, salsa e zouk.

As aulas são ministradas pela professora do Colégio de Aplicação João XXIII Érica Nascimento, os TAEs da UFJF Daniel Osório, o aluno do doutorado em Ciências Biológicas pela UFJF Marcos Vinícius Dias e o funcionário do Hospital Universitário Igor Meurer. Além de ensinar a dançar, o MoviMente expande a consciência da necessidade de exercitar o corpo e a mente e ainda promove a interação entre a comunidade acadêmica da UFJF.

Inscrições
Servidores TAEs e docentes: a primeira etapa da inscrição já pode ser feita pelo Siga, por meio dos menus Recursos Humanos e Capacitação. É preciso escolher o curso “Educando o corpo e a mente: atividades para melhoria da qualidade de vida para o servidor público” e solicitar anuência à chefia imediada. Além disso, nesta quarta-feira, 29, ou nos dias 3 e 5 de abril, das 19h às 20h30, é necessário entregar à equipe do projeto, no RU Centro, uma foto 3×4 e documento que comprove o vínculo com a UFJF.

Estudantes, aposentados, terceirizados, professores substitutos e acompanhantes (de TAEs, professores, terceirizados e alunos): diferentemente dos anos anteriores, as inscrições serão realizadas pessoalmente no RU Centro, nesta quarta-feira, 29, e nos dias 3 e 5 de abril, das 19h às 20h30. Os interessados deverão levar foto 3×4, documento de identidade válido e comprovante de vínculo com a UFJF.

O acompanhante só poderá continuar no projeto, apenas se quem o indicou como par frequentar as aulas. Se o aluno, TAE ou professor abandonar o projeto, seu acompanhante externo não poderá permanecer.

O RU Centro fica na Rua Santo Antônio s/n, ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes, Centro.

Além
das aulas, os instrutores desenvolvem estudos sobre os benefícios da prática por meio do projeto de extensão “Educando corpo e mente: A dança de salão como ferramenta para promoção da saúde”.

“Temos percebido, pelo feedback dos participantes e através dos questionários, que felizmente conseguimos levar todos os benefícios da dança para eles em aspectos como bem-estar pessoal, interação social e coordenação motora. A diferença é nítida”, conta um dos instrutores do projeto Daniel Osório. Uma novidade neste ano é a participação de profissionais da Medicina para obter avaliações ainda mais específicas dos integrantes do curso.

Benefícios para participantes

aula danca ufjf foto camila medeiros sintufejuf

Aulas no RU Centro incluem samba, forró e outros ritmos (Foto: Camila Medeiros/Sintufejuf)

Servidora da Coodenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), a jornalista Renata Delage frequentou o curso no ano passado. “Sempre gostei da área artística, e o curso foi uma oportunidade de voltar para esse meio como servidora. É muito bom, não só pela dança, mas pela interação com os outros servidores. Conheci colegas de diversos setores, e isso facilita a interação e o trabalho na própria universidade. O contato com o outro é ótimo, vale muito a pena”.

A aposentada Marcileia Neves da Silva frequenta com seu marido as aulas desde o início de 2016, aprova o curso e o divulga entre colegas. “Os professores são excelentes: carinhosos, dedicados e pacientes. Além de eu gostar muito de dança, sempre tive vontade, mas não sabia como começar e nem tinha tempo. Quando me aposentei e soube do projeto, corri para lá e amei.” Em sua experiência, os benefícios das aulas não foram apenas físicos: “Foi bom para minha autoestima, saúde, corpo e alma. É uma terapia excelente”.

Outras informações: (32) 3215-7979 (Sintufejuf)