vice-reitora recebe trofeu mulher cidada prefeito bruno siqueira - - foto twin alvarenga

Vice-reitora, Girlene Silva, recebe o troféu na categoria Educação (Foto: Twin Alvarenga)

A vice-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves da Silva, recebeu, na noite desta quinta-feira, 23, o “Troféu Mulher Cidadã”, entregue pela Prefeitura de Juiz de Fora às mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, prestando serviços relevantes ao município e à comunidade. A cerimônia de premiação ocorreu na Praça Ceu, no bairro Benfica. Outras 14 mulheres receberam o troféu.

Girlene Silva recebeu a homenagem com satisfação, acrescentando estar grata pelo reconhecimento. “A instituição onde eu trabalho há vinte anos me possibilitou fazer e militar na educação de forma que meu trabalho tivesse visibilidade. Esse prêmio deve ser compartilhado com todas as instituições que contribuíram para a minha formação como pessoa, como enfermeira e como professora. A UFJF ocupa um papel estratégico na minha formação e tem me possibilitado pensar a educação de uma maneira inclusiva e mais democrática.”

O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, na leitura de seu discurso, parabenizou as homenageadas e considerou que parte da transformação da sociedade é devida à conquista de espaço pelas mulheres. “A medida que a mulher ganha espaço, a cidade melhora e evolui. Não existem limites para o poder da mulher e são elas que conduzem o poder da evolução. Quanto mais feminina for Juiz de Fora, mais podemos chegar onde queremos.”

Uma comissão formada por representantes de diversos órgãos públicos e entidades de Juiz de Fora é responsável pela escolha das homenageadas. Participam da comissão membros da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Associação Comercial e Empresarial, da UFJF e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Homenageadas em cada categoria:

Artes: Danielle Marie Villela Eiras Uhebe – Diretora do Balé Misailidis

Assistência Social: Vanessa Maria Farnezi – Presidente da Fundação Maria Mãe

Comunicação: Marise Baesso Tristão – Jornalista

Cultura: Ieda Maria Loureiro de Carvalho – Gerente do Departamento de Planejamento Pedagógico da Secretaria de Educação da PJF

Direitos Humanos: Verônica Francisca de Carvalho Castro – Associação de Mulheres Negras “Chica da Silva”

Educação: Girlene Alves da Silva – Vice-reitora da UFJF

Esporte: Larissa Martins Oliveira – Atleta especialista em nado livre

Geração de Emprego: Flávia Gonzaga Costa Chagas – Empresária no ramo de alimentação

Justiça: Samyra Ribeiro Namem – Titular da 10ª Promotoria de Justiça

Música: Alessandra Crispim Cardoso – cantora

Política: Rosinere França Pinto – ex-vereadora e Ex-coordenadora da Casa da Mulher

Saúde: Ana Cláudia Esteves Pereira Bastos – criadora do Protocolo de Atendimento ao Risco Biológico Ocupacional e Sexual (Parbos)

Segurança Pública: Luciane Miriam Lazzarini – Investigadora da Polícia Civil

Terceira Idade: Anna Maria de Freitas de Oliveira – Presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência

Trabalhos Sociais: Maria Geny Barbosa – Fundadora da Associação Espírita “Padre Antônio Vieira” e da Creche Comunitária “Antonio e Geny Barbosa”