Empresas de tecnologia, como Facebook e Trivago, selecionam candidatos com foco no mercado brasileiro

Empresas de tecnologia, como Facebook e Trivago, selecionam candidatos com foco no mercado brasileiro

Muitos sonham em trabalhar no exterior, seja pela promessa de melhores salários, oportunidades de progresso na carreira, anseio por mudar a rotina e ter padrão diferente de qualidade de vida. Para que o desejo decole, é importante conhecer as particularidades de cada país e pensar em cada detalhe para a mudança. Por isso, na coluna #ufjfoportunidades desta semana, esclarecemos pontos fundamentais para arrumar as malas com segurança e conseguir a vaga de emprego fora do país.

Pré-viagem
Um dos aspectos mais importantes é saber qual o seu próprio limite. Na empolgação, poucas pessoas pensam em questões como: por quanto tempo consigo ficar longe dos amigos e da família? O clima do local me agrada? Consigo me adaptar? Parecem pontos banais, mas que, longe de casa e com o passar do tempo, podem se tornar determinantes na sua experiência.

O planejamento financeiro para sua viagem também deve ser feito de modo meticuloso. Veja este breve ckeck-list com os itens mais importantes:

Passagem:
o mais usual para obtenção do visto é já ter comprado sua passagem de ida e volta, caso não tenha trabalho certo ainda;

Visto e gastos com autenticações:
dependendo do país, há particularidades para conseguir sua liberação de entrada no país. Há exigências específicas para quem solicita visto de trabalho. O site de embaixadas e consulados traz orientações. É ainda útil deixar uma procuração geral para algum familiar ou pessoa em que confie, para que não seja necessário o seu regresso ao Brasil por motivo de urgência.

Seguro de saúde:
o turista ou imigrante brasileiro no exterior devem, em geral, pagar pelos serviços de saúde; em países, como Estados Unidos, as despesas podem custar uma fortuna. Por isso, a cobertura do seguro deve ser bem analisada. Para economizar, há nações que possuem acordos com o Ministério da Previdência Social brasileiro para assistência à saúde no exterior.

Alimentação, transporte e moradia: é necessário balancear os custos de moradia, alimentação e transporte, e não considerá-los isoladamente. Em grandes cidades, como Nova York e Londres, o transporte público eficiente e de ampla cobertura é, em geral, caro, e varia de preço conforme a distância do centro comercial. Para compensar o gasto com deslocamento, uma opção é escolher bairros próximos à região central, com aluguel razoável, malha de ciclovias e oferta de supermercados e feiras. Sites que alugam quartos ou casas para temporada, como Airbnb, são um ponto de partida para a pesquisa. Já a página Numbeo lista o custo de vida de várias cidades. Vale já chegar no país com tudo acertado.

Vagas

Irlanda
Empresa: Facebook
Várias áreas
A rede de Mark Zuckerberg está contratando 125 profissionais para atuar na sede de Dublin e Cork. Há vaga para especialista de mercado brasileiro da multinacional, que deve falar a variante do português do país, além de gerente de parcerias, analista de dados e assistente executivo. A Irlanda é um dos países mais procurados por brasileiros para trabalho no exterior, com trâmites mais simplificados para aceitar imigrantes, e possui sedes de multinacionais de tecnologia. Acesse a página de recrutamento do Facebook (em inglês).

Alemanha
Empresa: Trivago
Comunicação ou Marketing
A plataforma de busca de hotéis seleciona candidato para produção de conteúdo, com foco no público brasileiro. Requer experiência em gerenciamento de mídias sociais e escrita criativa. O candidato deve falar português e inglês. A cidade de trabalho é Düsseldorf, na região Norte do país. Veja a relação de vagas.  

Alemanha
Banco Santander
Administração ou Economia
O banco procura profissional para trabalhar no Departamento de Aquisições, em Frankfurt. Candidato com experiência de um a dois anos sai na frente. Deve falar, além do português, inglês e alemão. Saiba mais.

Estados Unidos
Bayer
Várias áreas
A sede da Bayer nos Estados Unidos seleciona 61 profissionais. As vagas são para planejamento e estratégia, ciências, vendas, marketing e pesquisa. Os cargos são para líder de tecnologia da informação, especialista de negócios, cientista, diretor comercial, gerente de marketing, gerente de gerenciamento de riscos, especialista em oncologia, engenheiro, diretor de vendas e outros. Entre as cidades para atuar estão Nova York, São Francisco e Chicago. Requer inglês fluente. Inscreva-se aqui.

Nova Zelândia
KPMG
Várias áreas
A multinacional está com 67 vagas disponíveis para as mais diversas áreas. Os cargos são para: administrador de suporte, auditor interno, analista de pesquisa, gerente de contas, gerente sênior de auditoria, supervisor de contabilidade, diretor de operações de risco, consultor de tecnologia da informação, analista de negócios, suporte de TI. Um ponto bacana a se destacar: aceitam recém-formados. Acesse a lista de vagas.

Holanda e Inglaterra
Unilever
Várias áreas
Com 20 vagas abertas para trabalhar em Roterdã, na Holanda, a Unilever procura profissionais das seguintes áreas: marketing e marketing digital, advogados, gerente de impostos e preços para atuação na área financeira e especialista em operações de marketing. Já para a Inglaterra são mais 50 vagas destinadas a engenheiros, líder de operações, operador técnico, especialista de processos, gerente de desenvolvimento de produtos, químico,  microbiologista, gerente de processos sênior e engenheiro técnico. Caso tenha se interessado, acesse a página de recrutamento da empresa.

Veja mais informações aqui