mestrado linguistica

Márjori Correa Mendes avaliou também as relações das crianças com a língua inglesa em ambientes externos à sala de aula (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Os impactos do aprendizado da língua inglesa em crianças de três a oito anos com desenvolvimento bilíngue foram estudados em uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A pesquisa “Aprendizado incidental de línguas e desenvolvimento de bilinguidade em contexto escolar” foi apresentada nesta quinta-feira, 23, pela acadêmica Márjori Correa Mendes.

Na dissertação foram avaliados estudantes de uma escola da rede pública e de uma instituição privada, que receberam estímulos de uma segunda língua até os oito anos de idade. Com os dados obtidos, a pesquisa mensurou os resultados das relações dos estudantes com a língua inglesa, não só dentro dos programas de ensino preparados pelos professores, mas também por meio das atividades externas à sala de aula.

“Nós verificamos que o aprendizado de outra língua com crianças vai muito além de qualquer preparação de sala de aula”, resume a professora orientadora da dissertação, Ana Cláudia Peters Salgado. A docente avalia que o estudo pode “suscitar outra abordagem metodológica que dê conta deste viés de trabalho.” A professora Ana Cláudia ressaltou, ainda, que  “o nosso foco não foi em como ensinar, mas em entender como as crianças aprendem.”

Já a mestranda Márjori explica que, desde a graduação, pretendia estudar os desenvolvimentos de crianças bilíngues. Na visão da acadêmica, o fato de os trabalhos realizados terem alcançado sucesso em ambientes distintos prova o potencial do projeto: “Deu certo em um ambiente que é mais favorecido socialmente e deu certo em um que é menos favorecido. Além disso, não precisa de nenhum material caro.”

Márjori aponta que as crianças estimuladas com a pesquisa se desenvolveram linguísticamente em amplas áreas: “As oportunidades que estas crianças tiveram de receberem diversos estímulos as ajudaram muito, elas apresentaram uma consistência na língua. Elas acrescentaram no vocabulário daquela língua e a utilizavam de forma muito legítima.”

Contato: 
Márjori Correa Mendes (mestranda)
marjori.mendes@gmail.com

Prof. Dra. Ana Claudia Peters Salgado (orientadora)
ana.peters@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Ana Claudia Peters Salgado – (orientadora – UFJF)
Denise Barros Weiss – (UFJF)
Daniel de Mello Ferraz – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Outras informações: (32) 2102-3135 Programa de Pós Graduação em Linguística