Realizar ações de prevenção e promoção à saúde visual das crianças, por meio de atividades lúdicas. Este é o objetivo principal do projeto “Olho Vivo: o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem à saúde ocular das crianças”, desenvolvido pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação foi idealizada pela professora Zuleyce Lessa, a partir de demandas apresentadas por docentes do ensino público.

Olho Vivo 2

Projeto é destinado a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Além de trabalhar métodos lúdicos na promoção da saúde visual de crianças, como peças teatrais, a iniciativa oferece um teste gratuito aos usuários, a partir da Escala de Snellen — um diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual de uma pessoa. “Se diagnosticadas com algum déficit, as crianças são encaminhadas para atendimento oftalmológico no Serviço de Atenção Especializada (SAE) municipal ou no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA)”, explica Zuleyce, que coordena as ações.

Todas as escolas municipais de Juiz de Fora podem ser contempladas pelo projeto, que desde 2014 já atuou em oito instituições de ensino — todas públicas. A coordenadora destaca a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento das ações e reforça sua utilização no aprendizado de crianças e adolescentes: “O lúdico facilita a utilização de termos técnicos, não pertencentes ao vocabulário infanto-juvenil, e evita explanações monótonas, que não prendem a atenção da criança ou do jovem, por não despertar a curiosidade”.

O “Olho Vivo” é destinado a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e ocorre em parceria com as escolas e com os pais, fornecendo orientação aos professores, para que eles possam acompanhar os alunos identificados com o déficit na sala de aula. “Além disso, os professores também são orientados a manter observação em relação às crianças que apresentam lacrimejamento, pestanejar dos olhos, estrabismo, nistagmo e que estão dispersas em sala ou não acompanham a turma, pois isto pode ser devido ao déficit visual”, completa.

O projeto de pesquisa e extensão envolve professores e alunos do curso de Enfermagem da UFJF e é oferecido à comunidade não-acadêmica de forma totalmente gratuita.

Outras informações:

(32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão

(32) 2102-3821 – Faculdade de Enfermagem