8490542658_8284cb4651_z

Alunos e responsáveis podem entrar com o pedido de apoio na modalidade transporte a partir de segunda-feira (Foto: Gabriela Said)

Alunos do Colégio de Aplicação João XXIII, com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo per capita, podem participar do processo de seleção do Programa de Assistência ao Educando – Modalidade Auxílio Vale-Transporte. As inscrições serão realizadas no período de 27 a 30 de março, das 7h às 11h30,  na sala do Núcleo de Apoio Escolar/Serviço Social do Colégio. Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o período de inscrições é de 27 a 29 de março, das 19h às 21h. O apoio se refere ao pagamento do valor equivalente ao número de passagens de ônibus necessárias para o deslocamento do aluno até o Colégio.

No ato da inscrição, o aluno deve entregar um formulário de inscrição e os documentos comprobatórios necessários listados  no site do Colégio. É obrigatório a apresentação do número do CPF do aluno, e os menores de 18 anos serão representados pelos pais ou responsável legal.

Os alunos que receberam o benefício em 2016 deverão participar do processo seletivo novamente. Segundo a assistente social do Colégio, Ana Lúcia Vargas, algumas mudanças ocorreram no edital deste ano: “pela primeira vez o Edital/Formulário de inscrição serão acessados pelo site do colégio. A outra mudança é que essa modalidade assistencial está sendo pensada dentro de um Programa de Apoio ao Educando do Colégio de C.A. João XXIII/UFJF em parceria com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil”.

A equipe de Serviço Social do Colégio analisará a vulnerabilidade socioeconômica dos candidatos, e caso esta seja comprovada, o aluno será selecionado. Pode haver a necessidade de entrevista com o responsável pelo aluno durante o processo seletivo, e o não comparecimento dará fim a participação no projeto.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 7 de abril, pelo Serviço Social, e os aprovados deverão assinar um Termo de Compromisso para garantir o auxílio. A quantidade de alunos beneficiados será definida conforme a disponibilidade orçamentária do Colégio. Segundo a assistente social, Ana Lúcia Vargas,  no ano de 2016, em torno de 250 alunos foram atendidos na modalidade.

“O auxílio transporte foi muito importante para eu ter acesso às aulas e aos demais projetos da instituição, pois eu dependia de quatro ônibus para ir até o colégio. Sem ele teria sido muito complicado estudar no Colégio João XXIII”, conta Carla Gervásio, ex-aluna do colégio. Esse é o principal objetivo do programa – facilitar o acesso dos alunos ao ensino, e garantir que eles tenham um desempenho educacional satisfatório.

Mais informações: Colégio de Aplicação João XXIII ou pelo telefone (32) 3229 – 7602.