doutorado Ciências Biológicas

Em seu trabalho, Shaiany Sabrina Lopes Gomes analisou espécies de 22 populações, entre elas uma da Bolívia (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

As orquídeas são conhecidas por sua beleza, diversidade e popularidade, tanto que existe uma denominação para as pessoas que cultivam essas plantas, os chamados orquidófilos. Uma das espécies mais cultivadas no Brasil é a Zygopetalum, uma planta ornamental, que possui alto valor econômico e representa uma significativa contribuição para a biodiversidade.

A espécie foi objeto de estudo da doutoranda Shaiany Sabrina Lopes Gomes, que defendeu nesta quarta-feira, 22,  a tese “Variação genética no complexo poliploide ‘Zygopetalum maculatum’ (ORCHIDACEAE)”, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PGCBIO), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisa analisou espécies de 22 populações, uma delas da Bolívia. O restante foi dividido entre a Bahia e locais no Sul e Sudeste do Brasil. “O estudo começou inicialmente em Ibitipoca, por ser um local próximo à UFJF e logisticamente mais viável. No entanto, surgiu a oportunidade de parceria com uma professora da Unicamp que já possuía um projeto com coletas aprovadas, em toda a ocorrência de Zygopetalum no Brasil. Essa foi uma oportunidade de analisar algo local de uma forma mais abrangente”, revela a acadêmica.

De acordo com a doutoranda, a Zygopetalum é reconhecida por ser uma das famílias de plantas mais diversas que existem atualmente. “Ela representa muito bem a diversidade, justamente, por ser um grupo com um número menor de espécies para serem estudadas, mas que, ao mesmo tempo, possuem todos os problemas taxonômicos que influenciam na diversidade das plantas no geral.”

O estudo teve um resultado contrário às definições dadas pelos taxonomistas clássicos sobre algumas espécies, pois, segundo Shaiany,  não foi identificada uma delimitação a partir de dados genômicos e genéticos. “A princípio, esse é um grupo bastante recente, que não está bem estabilizado, onde a poliploidização ainda está ocorrendo. Acredito que este estudo pode despertar o interesse de pesquisadores nacionais a investigar cada vez mais a nossa biodiversidade.”

Segundo o professor orientador, Lyderson Facio Viccini, este é um projeto pioneiro por estudar um grupo de orquídeas tropicais que até o momento não havia sido investigado. “Percebemos na verdade que a diversidade observada não ocorria apenas no que vemos, no nível morfológico, mas a nível genético. Isso suscita a possível existência de um complexo de espécies e abre uma grande frente para se estudar o processo de especiação e formação de espécies em região tropical.”

Contato:
Shaiany Sabrina Lopes Gomes (doutoranda)
bioshaigomes@hotmail.com

Lyderson Facio Viccini (orientador)
lyderson.viccini@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Lyderson Facio Viccini (orientador – UFJF)
Samantha Koehler (Co-orientador – UNICAMP)

Saulo Marçal de Sousa (UFJF)
Luiz Menini Neto (UFJF)
Ana Paula Moraes (UNIFESP)
Ana Luisa Sousa Azevedo (EMBRAPA – GADO DE LEITE)

Outras informações:  (32) 2102-3220 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PGCBIO)