16249482

Notório teórico da contemporaneidade e da cidade, antropólogo italiano é reconhecido pela ousadia em romper com métodos clássicos da história intelectual (Foto: Divulgação)

O professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais da Università degli Studi di Roma La Sapienza (Itália), Massimo Canevacci, estará na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta quinta-feira, dia 23, para realizar a aula inaugural do ano de 2017 do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design (IAD). O evento, que acontecerá no Auditório do IAD, às 16h30, é gratuito e aberto à comunidade.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens, Luís Rocha Melo, destaca que “o pensamento do professor Massimo Canevacci, muito voltado para a ideia de sincretismo, traz ao debate contemporâneo questões vitais para o entendimento das artes e das relações entre cultura e linguagens (visuais, audiovisuais e musicais). Seu olhar abrange o cinema, a moda, a cultural digital, as hibridações culturais”.

Melo acrescenta que a abordagem é interessante ao programa de pós-graduação, cujo um dos eixos principais é a interdisciplinaridade. “Nossas linhas de pesquisa trabalham justamente com artes visuais, história da arte, moda, cinema e audiovisual, estudos interartes e música.”

Massimo Canevacci, que desde 2010 é professor visitante no Brasil  nas Universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj),  Federal de Santa Catarina (UFSC) e de São Paulo (USP),  estará pela primeira vez no IAD.  “O Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens fez o convite ao professor a partir de um contato inicial da professora Maria Claudia Bonadio, que atua no Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, no curso de Moda e no Mestrado. Penso que teremos a oportunidade de ouvir o professor discorrer sobre temas trabalhados em livros como ‘Fetichismos visuais: corpos eropticos e metrópole comunicacional’ e ‘SincretiKa: explorações etnográficas sobre arte contemporânea’, isto é, as relações entre seres humanos, mercadorias e tecnologia digital em contextos metropolitanos. Será uma bela oportunidade de refletirmos sobre nossos ‘estilos de vida’ atravessados pela publicidade, cinema, moda, música, arte e design”, destaca o coordenador.