mestrado comunicação

Raíza Campos estudou conceitos que definem o riso para fazer a análise do “Porta dos Fundos” (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Características que marcam a qualidade do humor no canal do Youtube “Porta dos Fundos” e a recepção do público aos vídeos do grupo foram investigados na dissertação “Youtube e a Qualidade em Canais de Humor: o caso do Porta dos Fundos”. A pesquisa foi realizada pela acadêmica Raíza Silva Campos, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Ppgcom), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e foi apresentada nesta quarta-feira, 22.

Na análise realizada por Raíza houve a distinção dos traços apresentados no humor do canal criado em 2012 e que hoje é responsável pelo segundo maior número de inscrições do Youtube no Brasil. A mestranda abordou aspectos que definem o riso desde os seus primórdios e aplicou os conceitos às perspectivas do “Porta dos Fundos”, como as caracterizações que configuram os vídeos como composições satíricas.

O trabalho fez parte do projeto de pesquisa “Observatório da Qualidade no Audiovisual”, liderado pela professora coordenadora do Ppgcom da UFJF, Gabriela Borges Martins Caravela, e que também é orientadora da dissertação. Para Gabriela, a pesquisa abre perspectivas para o estudo de um ramo ainda pouco explorado: “As metodologias de análises de vídeos no Youtube estão sendo criadas neste momento, tanto no Brasil quanto no exterior. Não existe ainda uma teoria, digamos, consolidada para dar conta deste universo. Então, o trabalho vem neste sentido de contribuir com estes estudos e estas discussões.”

A metodologia da dissertação se baseou em verificar o engajamento do público com cinco vídeos destacados que envolvem temas polêmicos, que perpassam de religião à violência policial. Por meio de uma base de dados, foi possível agregar os comentários de cada uma destas postagens, destacando as palavras que mais apareciam nestes e, desta forma, verificando tendências.

Na visão da acadêmica, as conclusões da pesquisa ajudam a demonstrar o engajamento do público e o impacto dos vídeos nos internautas: “alguns vídeos têm mais comentários, outros menos, mas em todos há participação e as pessoas falam sobre os assuntos que são abordados. Há uma reflexão que é muito importante, já que eles abordam temas que são muito variados. Acredito que, por isso, há tanta repercussão, como em jornais e na televisão.”

Banca examinadora:
Profa. Dra. Gabriela Borges – (orientadora – UFJF)
Profa. Dra. Teresa Neves – (UFJF)
Prof. Dr. Marcel Vieira – (UFPE)

Outras informações: (32) 2102-3616Programa de Pós-Graduação em Comunicação