concurso tae 2017 destaque

No campus de Juiz de Fora 788 concorrentes fizeram a prova de concurso para técnico-administrativo em educação. (Foto: Alexandre Dornelas)

Os candidatos às 26 vagas de técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizaram as provas teóricas do processo seletivo neste domingo, 19. Dos 1.499 inscritos, 940 estiveram presentes e concorrem a cargos para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, tendo cada candidato realizado a prova no respectivo local de interesse. A Comissão Permanente de Seleção (Copese) informou que não ocorreram incidentes na aplicação do exame.

No campus de Juiz de Fora, no qual 1217 concorrentes se inscreveram, 429 candidatos faltaram. Em Governador Valadares, com 282 inscritos, 130 não compareceram. Candidata ao cargo mais concorrido no processo, o de assistente social no campus de Juiz de Fora, Lívia Mendes acredita que o concurso se trata de uma grande oportunidade: “Todos estão procurando uma estabilidade e é difícil abrir algum concurso. O último que teve foi em 2012, então, quando aparece uma oportunidade, o pessoal fica de olho mesmo.” A candidata afirma que já trabalha na área, mas vê na UFJF uma oportunidade de melhorar suas perspectivas. Em sua avaliação, o exame foi difícil, principalmente por se tratar de uma disputa que engloba muitos candidatos por vaga.

Grande parte dos inscritos no concurso são originais de cidades do entorno de Juiz de Fora. Leoni Fagundes, que tenta uma vaga como técnico de laboratório em Biologia, é de Rio Novo e elogiou o exame: “A prova foi bastante tranquila, achei bem interessante, gostei de fazê-la. Este é o primeiro concurso que faço e achei o exame bem específico para a minha área.” Visão semelhante foi a de Patrícia Nunes, que é natural de Três Rios e também realizou o exame para técnico de laboratório em Biologia. “Foi uma avaliação bem específica, achei a prova bem elaborada e em um nível de dificuldade bom, dentro do que eu esperava.”

Leonardo de Freitas, candidato de Viçosa, prestou o exame para técnico de laboratório em análises clínicas. Freitas está em seu último ano de graduação em Biomedicina, e conta que viu conteúdos semelhantes ao que estudou para  a prova. “Eu achei tranquilo, é meu último ano e vi tudo o que tive na graduação. Não vi nenhuma novidade, nada além do que vimos na graduação.” Este é o primeiro concurso do estudante, que tem também um curso de técnico em análises.

Classificação e provas práticas

As provas práticas, exclusivas para alguns cargos da lista, serão realizadas em 9 de abril, também nas cidades para onde se destinam as vagas. A relação de candidatos aprovados na prova teórica e classificados para a prova prática será divulgada no dia 3 de abril. A remuneração básica para os cargos de nível D (médio/técnico) é de R$ 2.294,81, e de R$ 3.868,21 (superior) para nível E. Os valores podem ser ampliados conforme qualificação do servidor.

Cotas raciais

Seguindo as diretrizes da Lei 12.990, que desde 2014 prevê a reserva de 20% das vagas àqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, 46 concorreram dentro destes conformes no exame deste domingo. Os candidatos disputam vagas em ambos os campi, para os cargos de tradutor e intérprete em linguagem de sinais, técnico de laboratório em física e em análises clínicas.

Os gabaritos já estão disponíveis

Confira o edital

Vagas para o campus de Juiz de Fora