O curso de Administração do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), recebeu conceito 4 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atestando o reconhecimento do curso como apto para a emissão de diplomas e formação de profissionais. O conceito máximo que pode ser emitido por esta avaliação é 5.

A visita da comissão formada por dois avaliadores foi realizada nos dias 2 e 3 de março. No primeiro dia foram realizadas reuniões internas para análise e comparação entre a documentação disponibilizada e as informações obtidas através de encontros com o Núcleo Docente Estruturante (NCE), com a Comissão Própria de Avaliação (CPA e CSPA), e com estudantes, professores e diretores.

Já no segundo dia foi dada atenção total à documentação disponibilizada pelo curso, verificando as exigências do Ministério da Educação (MEC) para o reconhecimento e pontuação, assim como a verificação de quais ações (obrigatórias ou complementares) são oferecidas.

Para o coordenador do curso de Administração, Henrique de Almeida de Queiroz, o resultado demonstra a preocupação da universidade em ofertar as melhores condições possíveis para a execução do curso. “A coordenação agradece imensamente à professora Juliana Goulart do Nascimento pelo auxílio e orientação inestimáveis para a preparação da visita, ao servidor Luan Sodré e ao bolsista da coordenação Lucas Daher Rosa, pelo enorme apoio e disposição para que tudo estivesse documentado e registrado em seus devidos locais. Não podemos esquecer de agradecer aos componentes das Comissões Própria de Avaliação Geral e Setorial, à Direção do Campus e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, à Diretoria de Avaliação Institucional e ao Procurador Institucional da UFJF, aos servidores e às servidoras das secretarias e da administração universitária da UFJF-GV e também aos e às discentes e docentes do curso de Administração. Agradecemos a disponibilidade, a disposição e ao estímulo que deram ao curso com suas ações, demonstrando a potencialidade que o departamento e o curso de Administração tem a oferecer à comunidade de Governador Valadares e região”.

A Diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, destacou o comprometimento de todo o corpo docente e estudantes. “Eu estive aqui presente acompanhando todo processo, desde antes da visita e ali eu já pude observar todo o envolvimento existente. Já na reunião final, os próprios avaliadores elogiaram muito o curso, a organização dos documentos e a ampla participação dos estudantes. Nossos estudantes deixaram claro para os avaliadores, o quanto estão orgulhosos por serem UFJF”.

Próximas avaliações

Outros três cursos da UFJF-GV serão avaliados pelo Inep ainda no mês de março. Entre hoje (9) e amanhã (10), acontece a visita técnica ao curso de Direito. Para a coordenadora Kalline Carvalho Gonçalves Eller, a avaliação “representa uma importante etapa na consolidação do campus avançado. O estado de qualidade do curso será tornado transparente para sociedade em resposta aos investimentos públicos aplicados. A partir de então, teremos subsídios mais concretos para tomar as melhores decisões no sentido de continuar aprimorando o curso”.

Já nos dias 20 e 21 de março, acontecem os trabalhos avaliativos simultaneamente para os cursos de Fisioterapia e Educação Física. Assim como ocorreu com o curso de Administração, os avaliadores cumprirão uma agenda de atividades que incluem reunião com professores e alunos, além de análise documental da Universidade e de cada curso especificamente. “Serão avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas. Todos esses atores tem trabalhado firme para que esse processo aconteça da melhor forma e para que o nosso curso receba uma boa nota”, destacou a professora Camila Vaz, coordenadora em exercício do curso de Fisioterapia.

Para a coordenadora de Educação Física, Andréia Cristiane Carrenho Queiroz, “a visita dos avaliadores do INEP será um marco para a Comunidade Acadêmica, pois o reconhecimento é um processo de extrema relevância para o fortalecimento do curso e da Instituição”.