A Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC), projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou mais um resultado do Indicador de Atividade Econômica Municipal (Iaem) referentes a novembro de 2016. De acordo com Iaem, as maiores variações do indicador foram registradas em Uberlândia e Juiz de Fora, beneficiadas pelo aumento das exportações de produtos e maior geração de emprego. Com o resultado, os municípios seguem entre as dez economias mais importantes no estado.

Abertura comercial e geração de emprego no Triângulo Mineiro

As cidades de Delta e Araporã, localizadas na mesorregião do Triângulo Mineiro, apresentaram crescimento da atividade econômica em novembro. Os municípios foram beneficiados com a ampliação da atividade agropecuária, gerando maior saldo de empregos e aumento nas importações de produtos

Em Araporã, o crescimento no saldo de empregos dos setores agropecuário, minerador e de serviços, além do aumento das importações de manufaturados, motivaram a ascensão do município no ranking da região. Se comparado a outubro, a cidade ganhou 18 colocações, saltando da 22ª para oitava  posição, em novembro.  

No município de Delta, a maior abertura comercial do município gerou expansão nas importações de produtos agropecuários (414,51%) e manufaturados (327,38%), se comparado ao mês anterior (outubro). No mês, Delta ocupa a nona posição no ranking regional.

Três Corações esboça recuperação 

Na mesorregião do Sul/Sudoeste de Minas, Três Corações esboçou uma recuperação da atividade econômica. Após alternar entre a sétima e a oitava colocação do ranking nos cinco últimos meses do ano (junho a outubro), a cidade atingiu a sexta posição em novembro.

Dentre os fatores que levaram a expansão econômica do município está a ampliação do comércio exterior, com aumento das exportações de produtos agropecuários (35,55%), e das importações de produtos manufaturados (22%) e agropecuários (17,22%). Os dados são comparados com o mês de outubro de 2016.

Movimentação bancária beneficia Viçosa e Ponte Nova

O aumento da movimentação bancária beneficiou os municípios de Viçosa e Ponte Nova, localizados na mesorregião da Zona da Mata Mineira. Viçosa registrou crescimento de 6,29% dos depósitos à vista do setor privado e de 2,08% dos depósitos de poupança, se comparado a novembro de 2015. Em Ponte Nova, a expansão econômica foi resultado da ampliação de 6,94% das operações de créditos e de 6,81% dos depósitos a prazo.

JF registra crescimento nas exportações

Juiz de Fora apresentou crescimento da atividade econômica em novembro, se comparado ao mesmo período do ano passado. O município foi beneficiado com o aumento das exportações e maior geração de empregos no setor agropecuário. No mês, as exportações de produtos manufaturados cresceram 56,35%, enquanto as exportações de minerais aumentaram 28,3%, ambos comparados a novembro de 2015.

Segundo o Iaem, nos próximos meses o município deverá seguir com movimento de queda nos depósitos de poupança, obedecendo uma tendência história, além de enfrentar redução das importações de produtos manufaturados.

Iaem

Estes são alguns destaques do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Criado em 2016, o Iaem é responsável por monitorar mensalmente a evolução da economia em todos os 853 municípios mineiros, a partir de aspectos relativos a mercado de trabalho, comércio exterior, renda e crédito (movimentação bancária) e arrecadação de impostos.

Os resultados para os demais municípios do Estado de Minas Gerais podem ser encontrados na Nota Metodológica do Indicador de Atividade Econômica Municipal. Para mais detalhes sobre os fatores determinantes da variação de cada dimensão do Iaem, o interessado pode entrar em contato com a Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC).

Outras informações: (32) 2102-3552 (Faculdade de Economia-UFJF)

Conjuntura e Mercados Consultoria (CMC)

cmc.ufjf@gmail.com