Uma doença que atinge os pulmões e suas consequentes lesões foram estudadas na pesquisa de mestrado da acadêmica Maria Aparecida Esteves Rabelo. A dissertação “Desenvolvimento de lesão pulmonar aguda por instilação por lipopolissacarídeo em modelo animal de enfisema pulmonar por administração de elastase” foi apresentada nessa quinta-feira, 23, no  Programa de Pós-Graduação em Saúde, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPG – Saúde/UFJF).

A mestranda explicou que o foco da pesquisa “foi aprofundar o entendimento sobre o enfisema e as lesões pulmonares e colaborar cientificamente para a comunidade médica oferecendo uma melhor compreensão sobre estas doenças.” No estudo, ela utilizou animais experimentalmente. Para isso, aplicou neles doses de uma enzima, a elastase, que provoca o relaxamento dos alvéolos, assim como a inalação de produtos tóxicos ou tabagismo, que são as principais causas dos problemas pulmonares estudados.

Segundo o professor orientador, Bruno do Valle Pinheiro, “estudos experimentais como este ajudam a entender as doenças e podem contribuir para futuras pesquisas clínicas, tanto em relação a diagnóstico, como em relação a tratamento”.

Contato:
Maria Aparecida Esteves Rabelo (Mestranda):
maerabelo@gmail.com

Prof. Dr. Bruno do Valle Pinheiro (Orientador):
bvallepinheiro@gmail.com

Outras informações: (32) 2102 – 3848 – Programa de Pós Graduação em Saúde