Dissertação de Mestrado Física

Delvany de Castro Gomes com a Banca Examinadora no Instituto de Ciências Exatas da UFJF (foto: arquivo pessoal)

O mestrando Delvany de Castro Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), defendeu na última segunda-feira, 20, a dissertação “Estudo quase-clássico da colisão entre dois radicais NH.”

A pesquisa é “um estudo teórico/computacional da colisão de dois sistemas moleculares diatômicos para diferentes energias translacionais ou velocidades, com o objetivo de compreender a dinâmica e a cinética dessa reação”, explica o mestrando. Com isso, é possível ter uma previsão do resultado da colisão desses dois radicais.

Os radicais NH, objetos de estudo da dissertação, são sistemas diatômicos formados pelo nitrogênio e pelo hidrogênio. “Como estão presentes na atmosfera e são espécies altamente reativas, que participam de diferentes processos físico-químicos do plasma e da combustão, foram escolhidos para a realização deste trabalho.”

Para verificar os encontros moleculares, o mestrando realizou a colisão entre os radicais NH + NH, com o objetivo de saber qual seria a reação mais provável. “Em seguida, analisou-se comportamentos, como seção de choque, o papel da energia rotacional na reatividade e a constante da velocidade para reação.”

De acordo com o acadêmico, a primeira conclusão obtida pelo estudo é que, ao colidir “NH + NH” se obtém, como produto da reação, o sistema “N2 + H + H” com uma probabilidade média de 92%. “Outra conclusão significativa é que, com o aumento no número quântico rotacional, e consequentemente da sua energia rotacional, a sua reatividade diminui, ou seja, se os radicais iniciam a colisão rotacionando muito, dificulta na reação.”

O pesquisador acrescenta, ainda, que “por fim, analisando a constante da velocidade para reação, observou-se que, para uma determinada temperatura, a constante tem um valor máximo e, depois, decai; resultados para sistemas parecidos são comparados da literatura e apresentam o mesmo comportamento.”

Para o professor orientador do projeto, Maikel Yusat Ballester Furones, um estudo desse porte traz visibilidade para a UFJF e possibilita o surgimento de novas pesquisas. “São desenvolvidos poucos estudos desse tipo, porque eles são muitos caros e precisamos utilizar recursos computacionais. Além disso, é muito interessante ter um dos nossos alunos utilizando uma metodologia tão difícil quanto essa.”

Contato:
Delvany de Castro (Mestrando)
delvany@ice.ufjf.br

Prof. Dr. Maikel Yusat Ballester Furones (Orientador – UFJF)