São esperados mais de 17 mil alunos

São esperados mais de 17 mil alunos (Foto: Leandro Mockdece)

Com o fim das férias, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se prepara para receber cerca de 17.345  estudantes na segunda-feira, 6 de março, sendo 15.260 do campus de Juiz de Fora e 2.085 do campus de Governador Valadares. Dos calouros do primeiro semestre de 2017, 2.547 são do campus de Juiz de Fora e 446 do campus de Governador Valadares. Desta vez, os alunos serão recepcionados em um evento na Praça Cívica do campus, no dia 6, das 17h às 19h.

(Foto: Fernando Priamo)

A drag queen Femmenino será a responsável por apresentar o funcionamento da universidade, além das oportunidades de bolsas da instituição (Foto: Fernando Priamo)

Anteriormente, a recepção era feita nos anfiteatros da universidade, porém, desta vez, os novos alunos serão recebidos ao ar livre. A proposta é promover uma interação entre a comunidade acadêmica e ao mesmo tempo apresentar os serviços e oportunidades que a universidade oferece aos novos estudantes.

“A ideia foi receber os calouros na Praça Cívica, em um horário onde poderíamos reunir tanto os alunos do diurno quanto do noturno, de uma forma mais descontraída, em uma espécie de happy hour”, explica o Diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra.

A recepção contará com a presença de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos pró-reitores e diretores que compõem a equipe da UFJF. “O reitor é quem dará as boas-vindas aos estudantes, em um momento onde falará sobre as pró-reitorias e serviços oferecidos pela instituição”, conta a coordenadora de Eventos e Cerimonial da Imagem Institucional da UFJF, Ana Paula Dutra.

A drag queen Femmenino será a responsável por apresentar o funcionamento da universidade, além das oportunidades de bolsas da instituição. “ A ideia é recepcionar os calouros de uma forma mais leve. A arte do  drag queen possibilita transmitir uma informação séria de forma  extrovertida. O calouro chega na universidade perdido. Vou convidar os calouros para subirem no palco, tirar dúvidas, apresentar as redes sociais, desconstruindo qualquer barreira entre o calouro e a instituição”, explica.

A banda Mallibu subirá ao palco da Praça Cívica com um repertório composto por grandes sucessos da música brasileira (Foto: Divulgação)

A intenção é sinalizar aos calouros que a UFJF é um espaço democrático e de respeito à diversidade e individualidade dos seus estudantes e funcionários. “Além de ter uma fala mais jovial, queremos mostrar na recepção a nova cara da universidade dizendo aos alunos que este é um local diferente dos outros”, pontua Ana Paula Dutra.

O encerramento da recepção dos calouros será feito pela banda Mallibu que subirá ao palco da Praça Cívica com um repertório composto por grandes sucessos da música brasileira. “Vamos apresentar também duas músicas autorais, que serão lançadas nos próximos meses, sendo que uma delas intitulada ‘Pra me enlouquecer’ já está tocando na rádios da região”,  conta o guitarrista Giovanni “Finck”.

Para conhecer mais sobre a banda basta acessar a Página Oficial da Mallibu.