(Foto: Alexandre Dornelas)

Diretor da Faculdade, Jorge Felz, acompanhou visita e apresentou a estrutura do edifício ao reitor Marcus David (Foto: Alexandre Dornelas)

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, visitou nesta sexta-feira, 24, as obras do novo prédio da Faculdade de Comunicação (Facom), que está localizado próximo ao novo prédio da Faculdade de Economia. Guiado pelo diretor da Facom, Jorge Felz, e acompanhado do diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, e do engenheiro da Construtora Guia, Fábio Loureiro, David inspecionou o andamento da construção, iniciada em 2014, e frisou que se trata de uma “obra fundamental”.

“A Faculdade de Comunicação é uma unidade que merecia este investimento há tempos, e garantir a continuidade dessa obra no cenário atual foi difícil, mas justo e necessário”, afirmou o reitor. “Esta visita também é propícia para decidirmos investimentos complementares para, então, começarem a programar a vinda para cá.”

O diretor da Facom, Jorge Felz, apresentou as instalações durante a visita e explicou que trata-se de um “projeto arrojado”. “Ele foi idealizado para atender todas as especificidades que a Facom abrange, dando atenção às variadas proposições e diretrizes curriculares e pensando em uma forma de agregar todas as demandas possíveis.” O prosseguimento da construção do novo prédio foi um dos desafios apresentados a Felz quando tomou posse como diretor, em 2014. “É um prédio projetado para o século XXI, com a estrutura e equipamentos à altura. A obra já se encontra bastante adiantada.”

Prédio ecologicamente correto

Durante a visitação, o diretor Jorge Felz chamou a atenção para o fato de que o prédio é “ecologicamente correto”, contando com suporte para o armazenamento de aproximadamente 30 mil litros de água da chuva, que será reutilizada para limpeza e funcionamento dos banheiros da Faculdade. Além disso, como apontou o engenheiro responsável pela obra, Fábio Loureiro, a estrutura do edifício favorece a ventilação natural e foi feita para aproveitar ao máximo a luz do dia.

Novo prédio possui quatro andares, com uma infraestrutura acessível (Foto: Alexandre Dornelas)

Estrutura completa

Ao todo, são quatro andares que compõem o prédio, que conta com uma infraestrutura acessível para pessoas com deficiência física, como elevador e banheiros acessíveis. O Programa de Pós-graduação em Comunicação (Ppgcom), a Produtora de Multimeios, o Diretório Acadêmico e a empresa júnior Acesso contam com salas e espaços dedicados às suas atividades específicas, além das sete salas de aula destinadas à graduação, com capacidade para cerca de 50 estudantes.

Dentre as demais salas, como as determinadas para locais como atendimento, secretaria do curso, coordenação e grupos de pesquisa, existe uma construída com capacidade para cem lugares, visando sediar apresentações de palestras, defesas de dissertações e atividades da disciplina de Comunicação e Expressão Oral.

O prédio também conta com o laboratório de rádio, elaborado como um “local integrado”, como afirma o diretor Felz, unindo áreas de edição, gravação e apuração; dois estúdios de TV e suas respectivas ilhas de edição; sala de tratamento, revelação e estúdio de fotografias; laboratório informático; biblioteca com locais reservados para estudo; e um anfiteatro com capacidade para 180 pessoas, com suportes como camarim e área de controle de luz e som.

Outras informações:

(32) 2102-3601 / 2102-3602 (Facom)