Dissertação de mestrado Educação pública

Ademir José de Assis Junior explica que a avaliação é uma importante fonte de informações para a melhoria dos trabalhos (foto: Twin Alvarenga/UFJF)


O mestrando Ademir José de Assis Junior defendeu nesta quinta-feira, 23, a dissertação “O acompanhamento dos alunos egressos do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública”. O acadêmico explica que
avaliou o acompanhamento dos alunos egressos do mestrado com o objetivo de estabelecer parâmetros e trazer maior qualidade a esse processo “para que essa avaliação se torne, cada vez mais, fonte de informações para o desenvolvimento de melhorias.”

A escolha pelo tema se deu pela familiaridade que o mestrando possui com o objeto estudado. Ele é funcionário do  Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), órgão responsável pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF.

A pesquisa analisou o perfil de 178 mestres, distribuídos nas Secretarias dos estados do Ceará e de Minas Gerais, além do órgão municipal em Belo Horizonte. Com isso, foi possível identificar que grande parte dos entrevistados é do sexo feminino, com faixa-etária entre 32 e 55 anos, formados em cursos da área de humanas, sobretudo pedagogia, tendo a maioria deles feito anteriormente algum curso de pós-graduação.

Um dos objetivos do PPGP é favorecer a formação de comunidades de gestores da educação pública, que continuem a trocar experiências e interagir mesmo após a conclusão do curso. “Como são pessoas de realidades diversas, elas trazem para o mestrado uma diversidade de experiências”, ressalta Ademir.

O pesquisador destaca, ainda, que, para os egressos entrevistados, “o mestrado profissional possibilitou o aprendizado de novas práticas acadêmicas o que consideram fundamental na qualificação profissional.” Porém, de acordo com o mestrando, foi constatado um baixo volume de produção de trabalhos técnicos acadêmicos.

“Vejo com bons olhos a divulgação do que é feito dentro da Universidade para que outras pessoas tenham, pelo menos, como ponto de partida o que é feito aqui. Então, é importante que todos tragam a público suas pesquisas para que elas se tornem fontes de informações para outras pessoas”, defende o mestrando.

Segundo o professor orientador da pesquisa, Marcos Tanure Sanábio, o mestrado profissional buscar formar profissionais reflexivos e não apenas pesquisadores. “No caso do trabalho desenvolvido pelo Ademir, temos a possibilidade de aplicabilidade de um estudo que promove uma reflexão sobre uma determinada situação.”

Contato:
Ademir José de Assis Junior (mestrando)
ademir@caed.ufjf.br

Banca Examinadora:
Marcos Tanure Sanábio (orientador – UFJF)
Luiz Antônio Fajardo Pontes (co-orientador – UFJF)
Carolina Alves Magaldi (UFJF)
João Assis Dulci (UEMG)

Outras informações: (32) 4009-9319 – Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública