“O trabalho defendido hoje é fruto da capacitação de nossos trabalhadores”, afirmou o reitor Marcus David, também orientador da servidora Jucilene Melandre (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“O trabalho defendido hoje é fruto da capacitação de nossos trabalhadores”, afirmou o reitor Marcus David, também orientador da Técnica Administrativa em Educação Jucilene Melandre (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O que fazer quando uma instituição federal enfrenta um desequilíbrio orçamentário? Foi com esta questão que se deparou a Técnica Administrativa em Educação e mestranda da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jucilene Melandre da Silva. Como coordenadora de Execução e Suporte Financeiro da Universidade, Jucilene encontrou o desafio de elaborar uma estrutura de financiamento frente à expansão das políticas públicas governamentais adotadas pelas instituições federais de ensino superior.

A questão acabou se tornando o objeto de estudo no mestrado profissional da servidora, realizado junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. A dissertação, orientada pelo reitor da UFJF, Marcus David, foi defendida nesta quinta-feira, 23, no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).

A respeito da motivação por trás de sua análise, Jucilene informou que tudo começou com a implementação, em 2008, do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Com as inscrições através do programa aumentando, junto com o número de discentes, surgiram maiores demandas que afetam diretamente as despesas de manutenção e funcionamento da Universidade”, explica. O objetivo do Reuni é ampliar o acesso às instituições federais e promover a permanência de alunos no ensino superior, estabelecendo a meta de dobrar o número de estudantes nos cursos de graduação até 2018.

A servidora Jucilene Melandre elaborou um plano de ação buscando um financiamento para suprir o desequilíbrio orçamentário gerado pela expansão de políticas públicas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Jucilene Melandre elaborou um plano de ação para um financiamento que supra o desequilíbrio orçamentário gerado pela expansão de políticas públicas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Impacto direto na UFJF

A partir de sua pesquisa, Jucilene verificou quais os reflexos nas despesas de custeio da UFJF gerados pela expansão do ensino superior e, então, traçou um plano de ação para um financiamento que possibilitasse o orçamento necessário para suprir todas as demandas da Universidade. Sendo assim, estratégias de redução de custos e contenção de gastos, segundo a servidora, entraram no contexto da dissertação. “Os resultados demonstraram que a atual administração terá que realizar esforços e rever algumas políticas de despesas da Instituição”, apontou Jucilene.

As repercussões analisadas pelo trabalho foram trabalhadas e analisadas junto ao reitor da UFJF, Marcus David, que orientou a servidora ao longo do mestrado. “Quando começamos a pesquisa, ainda não atuava como reitor da Universidade”, lembra Marcus David. “Trata-se de um estudo interessantíssimo sobre os impactos da expansão, detalhando o processo da mesma e compreendendo os fenômenos orçamentários da UFJF.”

O reitor também apontou a importância na qualificação de funcionários da Universidade. “O trabalho defendido hoje é fruto da capacitação de nossos trabalhadores que, consequentemente, será revertido para nossa própria Instituição.”

Contato:
Jucilene Melandre da Silva (mestranda)
jucilene.melandre@ufjf.edu.br

Prof. Dr. Marcus Vinicius David (orientador)
marcus.david@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marcus Vinicius David (orientador)
Eduardo Antonio Salomão Condé (UFJF)
Francisval de Melo Carvalho (UFLA)

Outras informações: (32) 4009-9300 (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – Caed)