Dinamarqueses e brasileiros tiveram aula de maculelê e demonstraram sintonia durante a dança afro-brasileira (Foto: Colégio João XXIII/Assessoria)

Os alunos dinamarqueses  que estão passando por um intercâmbio no Colégio de Aplicação João XXIII tiveram aula de maculelê, orientados pelos professores Thiago Maciel e Mônica Andrade, do Departamento de Educação Física. Primeiro, assistiram a vídeos sobre a dança afro-brasileira originária da Bahia. Em seguida, sob coordenação dos professores, aprenderam alguns passos. Ao final, todos fizeram uma roda de maculelê, que reuniu, no mesmo espaço, brasileiros e dinamarqueses, demonstrando muita sintonia. “Eles praticaram a dança com muito afinco, pegaram os passos de forma ligeira e puderam conhecer a cultura popular”, destacou o professor. A aluna Cornelia Borchmann lamentou saber que o próprio Brasil conheça pouco o maculelê e elogiou a dança, apesar da dificuldade. “O ritmo é muito complicado; apesar disso, foi muito importante para nós realizarmos essa atividade”, concluiu.

fsfs

Alunos também conheceram uma técnica de pintura que utiliza a terra como pigmento e foram convidados a experimentar a própria criatividade (Foto: Colégio João XXIII/Assessoria)

Eles também conheceram uma técnica de pintura que utiliza a terra como pigmento. A aula foi ministrada pelo professor Frederico Crouchet, que apresentou diversas pinturas feitas com as terras brasileiras. Durante a atividade, os alunos foram convidados a experimentar a própria criatividade. O professor de artes destaca o intercâmbio cultural que a atividade proporciona. “A troca é o real ganho dessa experiência. Desde que fiquei sabendo dessa aula, pensei em um trabalho plástico que eles pudessem guardar algo genuíno do Brasil. No futuro, eles poderão mostrar isso para seus filhos e dizerem que foi feito com a terra do Brasil.” Mike Mielsen, aluno dinamarquês, elogiou a experiência. “Foi muito diferente, divertido. Foi uma tarefa que nos ajudou a aprender e valorizar uma outra cultura diferente da nossa.”

Na segunda-feira, 20, os alunos praticaram escalada e ginástica com os professores Flávio Garcia e Roseana Mendes. E foram recepcionados pela equipe da UFJF em uma visita ao Cine-Theatro Central, onde tiveram a oportunidade de conhecer toda a beleza,  importância cultural e história do local.

O intercâmbio
A iniciativa acontece por meio do Programa de Intercâmbio Internacional (PII-João), da Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria firmada entre a UFJF e o Colégio Mariagerfjord Gimnasium, da cidade de Hobro. Eles participam, por duas semanas, de atividades educacionais no João XXIII, e estão hospedados nas casas de famílias dos 15 estudantes que, no no passado, fizeram o caminho inverso e passaram pela mesma experiência na Dinamarca.