(Foto: Divulgação)

Oruan Bezerra conquistou a medalha na categoria prata – nível 1 na edição de 2016 (Foto: Carolina Bezerra)

Oruan Bezerra, aluno do 8° ano do Ensino Fundamental, conquistou medalha de prata no nível 1 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição 2016.

Apesar da pouca idade (12 anos), Oruan já tinha participado da prova no 6° ano quando conquistou uma menção honrosa e a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Ele acredita que o  programa foi primordial para conquistar a premiação na edição de 2016: “Por já ter participado do PIC, já estava bem preparado para a prova por já conhecer a matéria”.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Para Oruan, participar da olimpíada foi importante, já que sempre contou com o incentivo do pai: “Sempre gostei muito de matemática, desde antes de entrar no João XXIII. Meu pai me ensinava, passava exercícios e eu adorava.”

Segundo as professoras Claudia Tavares e Margareth Pereira (chefe e vice-chefe do departamento de matemática do João XXIII), a oportunidade de participar da OBMEP é enriquecedora para qualquer aluno: “Consideramos a premiação um reconhecimento do esforço, do comprometimento, bem como das capacidades desse aluno. Para os alunos representa um incentivo aos estudos, vencer desafios, além de abrir possibilidades de avançar academicamente”.

Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)

Um doa objetivos do Programa de Iniciação Científica Jr. é incentivar o gosto e o estudo da matemática nas escolas públicas, abordando temas que vão muito além aos que tradicionalmente são vistos em sala de aula.

O Programa é realizado por meio de uma rede nacional de professores em diferentes regiões do Brasil. Os alunos participantes ingressam através do PIC Presencial, caso haja um polo de Iniciação Científica perto da cidade do aluno, ou do PIC Distância, com aulas virtuais.

O PIC ainda oferece uma bolsa de estudos para os alunos de escola pública que acompanharem todas as etapas. Esse incentivo financeiro é cedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que já ofereceu mais de 36 mil oportunidades de bolsas de estudo dentro do programa.

Para os medalhistas da OBMEP e para os ganhadores de menção honrosa (caso sobrem vagas) é oferecido uma oportunidade de aprimorar ainda mais o conhecimento na área da matemática.