(Foto: Caique Cahon)

São 30 vagas para cada língua no Projeto Boa Vizinhança; inscrições até 10 de março (Foto: Caique Cahon)

A Pró-Reitora de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta segunda-feira, 20, edital com a abertura do processo de seleção para o preenchimento de vagas nos cursos de idiomas de Língua Inglesa e Língua Espanhola do Programa Boa Vizinhança.

Os cursos terão duração de três semestres letivos, divididos em três módulos (I, II, III). O curso de Língua Inglesa tem início previsto para o dia 21 de março, com aulas ministradas às terças e quintas, das 19h às 21h, na Faculdade de Letras da UFJF. Já as aulas de Língua Espanhola começam no dia 18 de março e também serão ministradas na Letras, aos sábados, das 8h às 12h.

O participante só poderá ser reprovado uma vez durante todo o curso. No caso de uma segunda reprovação, será desligado. Para confirmar a vaga, o selecionado deverá comparecer, obrigatoriamente, à primeira aula do curso para o qual foi selecionado.

Inscrições
As inscrições serão realizadas presencialmente no Anexo/Proex (antigo Instituto de Ciências Humanas – ICH), do dia 20 de fevereiro até o dia 10 de março de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os interessados em participar da seleção deverão comparecer ao Anexo/Proex para preencher a ficha de inscrição munidos de cópias do documento de identidade, com foto; comprovante de residência; e comprovante de escolaridade.

Os candidatos que tiverem qualquer dúvida ou dificuldade sobre os procedimentos para inscrição podem entrar em contato com a Secretaria do Programa Boa Vizinhança, pelo email boavizinhanca.extensao@ufjf.edu.br ou pelo telefone (32) 2102–3917, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

spanish-learn-speech-translation-translate-sign

Curso de espanhol terá aulas aos sábados (Foto: Visualhunt)

Vagas e critérios
Para o primeiro semestre letivo de 2017, o Boa Vizinhança disponibiliza 60 vagas, sendo 30 para o curso básico de Língua Inglesa e 30 para Língua Espanhola, de acordo com os seguintes critérios: I – Cada candidato só poderá se inscrever para pleitear vaga em um dos cursos de língua ofertados; II – As vagas serão destinadas, prioritariamente, para moradores dos bairros do entorno do Campus da UFJF (a lista dos bairros consta no Anexo I do Edital), oriundos de escola pública que não estejam vinculados a qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFJF.

“É importante destacar que essas vagas são prioritariamente destinadas a moradores do entorno do campus, oriundos de escola pública. Acreditamos que este seja o grupo que mais necessita desta oportunidade de adentrar os muros da Universidade. Essa é uma questão que a gente sempre aborda: a importância de trazer a comunidade do entorno aqui pra dentro, para que ela sinta que o campus também é dela”, afirma Fernanda Cunha Sousa, coordenadora de Ações de Extensão da UFJF.

No caso do número de vagas disponibilizadas não ter sido totalmente preenchido por candidatos das comunidades vizinhas, conforme a distribuição dada no item I, as vagas remanescentes poderão ser ocupadas por candidatos inscritos independentemente de endereço de moradia, mantendo-se os critério de que sejam oriundos de escola pública e que não estejam vinculados a qualquer curso de graduação ou pós-graduação da Universidade.

Seleção e Resultado
No dia 13 de março, às 14h, será realizado o sorteio público das vagas, de acordo com a distribuição de vagas estabelecida; o sorteio está marcado para as 14h, no Anfiteatro da Reitoria, no Campus. Além dos 30 candidatos a serem contemplados inicialmente para cada curso, também serão sorteados, no mesmo dia, 30 candidatos para as respectivas listas de espera.

Fernanda acredita que “além da interação com o campus, relevante para os alunos, a iniciativa também é importante para os bolsistas, pois eles irão que trabalhar com o público que pode vir a ser o que irão encontrar depois de formados. Além da socialização, de modo geral, há também o contato com línguas estrangeiras e o impacto cultural, de ampliar horizontes, de a pessoa rever suas próprias vivências a partir do estudo de uma nova língua”

A listagem final com os selecionados também será divulgada no dia 13 de março, no site da Proex, e ficará disponível para consulta no prédio do Anexo/Proex. Em caso de desistência ou não comparecimento ao primeiro dia de aula, será convocado um candidato da lista de espera, de acordo com a classificação estipulada pelo sorteio, até o dia 24 de março.

Confira o edital completo aqui.

Outras informações:
(32) 2102-3917 – boavizinhanca.extensao@ufjf.edu.br