Dissertação de mestrado Ciências Farmacêuticas

Camila Leite analisou estrutura química do carboidrato e sua aplicação em modelo biológico/farmacológico (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCF/UFJF), Camila Malafaia Leite, defendeu sua dissertação “Caracterização química e espectroscópica de polissacarídeos sulfatados extraídos de Spirulina sp”. A apresentação ocorreu no anfiteatro da Faculdade de Farmácia, na última quinta-feira, 16.

O foco do estudo é a obtenção de polissacarídeos sulfatados da microalga Spirulina sp e a ação antioxidante que eles possuem. “O estudo busca investigar a estrutura química deste carboidrato e sua aplicação em modelo biológico/farmacológico”, explica a professora orientadora, Valquíria Pereira de Medeiros. A Spirulina é uma cianobactéria pertencente ao grupo Cyanobacterium, popularmente conhecido como microalgas verde-azuladas. Ela possui características nutricionais notáveis, sendo muito utilizada farmacologicamente, principalmente por apresentar alta concentração de vitamina B12 em sua constituição.

Camila explicou que, na pesquisa, extraiu da microalga polissacarídeos sulfatados (carboidratos) e testou a utilização deles como antioxidantes. Segundo a acadêmica, o estudo foi realizado por etapas: no Laboratório de Análises de Glicoconjugados da UFJF foi realizada a extração, a caracterização química e a investigação da atividade antioxidante destes carboidratos.

A orientadora da dissertação falou, também, que o trabalho deve continuar mediante o potencial de crescimento da pesquisa por meio de novas análises: “em estudos futuros buscamos estabelecer uma relação entre a composição química destes polissacarídeos e seu efeito antioxidante”, concluiu a professora Valquíria de Medeiros.

Contato:
Profª. Drª Valquíria Pereira de Medeiros (Orientadora):
valquiria.medeiros@ufjf.edu.br

Prof. Dr. Jair Adriano Kopke de Aguiar (Co-orientador):
jair.aguiar@ufjf.edu.br

Camila Malafaia Leite (Mestranda):
c.malafaialeite@gmail.com

Banca examinadora:
Valquíria Pereira de Medeiros (UFJF – Orientadora)
Jair Adriano Kopke de Aguiar (UFJF – co-orientador)
Rodrigo Luiz Fabri – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Guilherme Lanzi Sassaki – Universidade Federal do Paraná (UFPR)