Entusiasmo e ansiedade tomaram conta dos estudantes aprovados pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), nesta segunda-feira, 20, durante o primeiro dia de matrícula da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os  calouros aprovados concluíram suas matrículas no Anfiteatro das Pró-reitorias da UFJF e também no Campus Avançado de Governador Valadares.

(Foto:

Durante todo o dia, calouros calouros efetivaram matrícula; nesta terça, termina o prazo e editais de reclassificação serão divulgados na quarta-feira, 22 (Foto: Twin Alvarenga)

Pela manhã, efetivaram suas matrículas os aprovados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Química, Ciências Exatas, Nutrição, Turismo, Administração, Engenharia Computacional, Engenharia Mecânica, Estatística, Filosofia, Jornalismo, Matemática, Ciências Econômicas e Física. Já na parte da tarde, foi a vez dos aprovados em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

O Pism representa 30% das vagas ofertadas nos cursos da Universidade. Ao todo, até o último dia de matrícula, nesta terça feira, 21, são esperados que 777 estudantes confirmados na pré-matrícula efetivem a matrícula.

????????????????????????????????????

Ainoã Coimbra, de Paraíba do Sul-RJ, chegou acompanhada da mãe, Cristiane, ainda surpresa com a aprovação  (Foto: Twin Alvarenga)

A caloura Ainoã Coimbra, de Paraíba do Sul (RJ), fez sua matrícula no curso de Jornalismo (noturno). “Eu não esperava que fosse passar pelo Pism porque tinha muita concorrência e as provas foram muito difíceis. Nos primeiros anos, fui razoável, então havia uma certa chance. Quando vi que tinha sido aprovada, foi uma surpresa”, contou. Sua mãe, Cristiane Coimbra, destacou que, para os estudantes egressos do estado do Rio de Janeiro, a UFJF é uma das melhores opções, “porque o campus fica em uma cidade legal, tranquila, que passa segurança os pais”.

Para a caloura do curso de Engenharia Elétrica, Laura Gaio, a expectativa para o curso é grande. “Meu foco era passar no Pism, então espero gostar muito da faculdade, encontrar o que  estou esperando em questão de laboratórios, das aulas e também dos projetos Atlética, Empresa Júnior e PET. Vou aproveitar  tudo que der”, espera.

Já a aprovada para o curso de Ciências Contábeis, Luíza Campos, chegou acompanhada dos pais na matrícula. “Eu espero que seja diferente, que eu tenha experiências novas, quero aprender muito, não só no quesito matéria, mas humanamente, quero atingir meus objetivos pessoais.”

Animado com o curso de Filosofia, o juiz-forano Walter Gabriel de Paula Marasca afirma que as adversidades políticas

????????????????????????????????????

Calouro do curso de Filosofia, o juiz-forano Walter Gabriel Marasca diz estar focado para explorar todas as possibilidades que a UFJF oferecer (Foto: Twin Alvarenga)

não afetaram sua decisão. “Sempre gostei bastante de filosofia, mesmo com essa desvalorização da área por parte do atual governo, tenho grandes expectativas em relação ao curso. A UFJF tem uma grande abrangência e pode oferecer conteúdo significativo para minha formação. Por enquanto estou focado no curso em si, mas pretendo explorar todas as possibilidades que a instituição oferecer”, conta.

Veteranos de diversos cursos deram boas-vindas calorosas aos novos estudantes. Para Cássia Araújo, do curso de Arquitetura e Urbanismo, “a recepção de calouros tem um papel acolhedor. Muita gente é de fora e às vezes não conhece a cidade. Então a gente ajuda essa galera, dando dicas do que eles vão encontrar e enfrentar no curso. Nossos veteranos foram muito receptivos com a minha turma e a gente quis passar isso aos nossos calouros.”

O  estudante Henrique Furtado, representante da Atlética Engenharia Elétrica ressalta que o órgão, enquanto segmento esportivo que representa a Faculdade, tem o forte papel de integrar. “Acaba que se forma um time de amigos e, também, é uma forma de descontrair, porque a rotina de estudos é pesada, introduzir os calouros a esses órgãos alivia a tensão da vida acadêmica. Nós viemos nos apresentar e dar um norte para os novatos, no sentido de funcionamento do curso, matérias e oportunidades.

A veterana do terceiro  período de Ciências Contábeis, Kívia Dutra vê as ações desse dia como uma forma integral de acolhimento. “Eu acho importante essas ações, pois deixa os calouros tranquilos, mais alegres. E também é importante  para a orientação deles, porque é o momento de muitas dúvidas, e eles acabam tirando essas dúvidas com a gente.”

Editais de reclassificação
Os editais de reclassificação, do Pism serão divulgados na próxima quarta-feira, (22). As listas de espera já estão disponíveis. Já os  que se inscreveram na lista de espera do Sisu e quiserem acessar a posição em que se encontram nela, podem consultá-la no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros  Acadêmicos (Cdara). As aulas do primeiro semestre, em Juiz de Fora, começam no dia 6 de março.