JF Vôlei e Minas Tênis Club 3 Foto Vitor Bara JF Vôlei

Com a vitória do último sábado, a equipe garantiu vaga na próxima fase da competição: os playoffs (Foto: Vitor Bara/JF Vôlei)

O JF Vôlei garantiu um lugar entre os oito primeiros colocados na Superliga Masculina 2016-2017. A conquista foi obtida no último sábado, dia 18, quando bateu o Minas Tênis Clube por 3 sets a 2, no ginásio da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Agora, os juizforanos enfrentarão o Bento Vôlei, fora de casa, na próxima quarta-feira, 22. No dia 4 de março, o adversário será o Montes Claros Vôlei, no ginásio da UFJF.

Com a vitória do último sábado, a equipe garantiu vaga na próxima fase da competição: os playoffs.  Esta é a primeira vez que o time consegue se classificar para o mata-mata, na sexta edição da divisão de elite do voleibol nacional disputada. Ainda com quatro partidas a jogar e após combinação favorável de resultados na rodada, o JF Vôlei precisava de uma vitória, por qualquer placar, para carimbar o avanço às quartas-de-final. O triunfo veio em cinco sets bem disputados, com parciais de 33×31, 16×25, 25×19, 19×25 e 15×10 e assistidos por 463 pessoas. O ponteiro Ricardo Júnior ficou com o troféu VivaVôlei, muito vibrante em quadra e sendo responsável direto por 15 pontos do time. Renan Buiatti, oposto que é o maior pontuador da Superliga, fez 27 e liderou a estatística da partida.

Com o resultado, os juiz-foranos chegam aos 27 pontos em 18 jogos, superando os 26 da temporada 2014/15, até então o melhor desempenho. Outro recorde batido foi o número de vitórias conquistadas: já são dez as da atual temporada, contra nove  também em 2014/15, quando o time ficou fora dos playoffs por uma posição.

Jogando sua quarta temporada pelo JF Vôlei, Fabio Paes vivenciou as mais diversas situações com a camisa alvi-grená, até a sonhada classificação alcançada diante do Minas. Há aproximadamente um ano, por exemplo, o líbero era parte da equipe que lutava contra o rebaixamento à Superliga B. Na noite do último sábado, Fabio precisou deixar o jogo ainda no segundo set, quando teve uma entorse em um dos tornozelos, e acompanhar o restante do duelo como espectador: “É um momento de muita felicidade. Já vivi muita coisa aqui, então, hoje, concretizar este sonho é muito gratificante, e a felicidade é plena. Fiquei um pouco chateado com o susto que tomei no jogo, mas já estou bem. Todo mundo se doou ao máximo e o resultado está aí. Coletivamente, estamos fazendo um jogo muito bonito, inclusive sendo elogiados por adversários. A nossa comissão técnica é muito qualificada e nos passa muita confiança, além de tudo. Já tínhamos alcançado o primeiro objetivo na semana passada – a permanência na Superliga para o próximo ano. Hoje, chegamos à nossa segunda meta, a classificação. Mas ainda temos quatro jogos, difíceis e perigosos. Temos que entrar com tudo para chegarmos o mais longe possível nesta fase de classificação e irmos fortes para o mata-mata”.

“Liderado por pessoas apaixonadas”

Henrique Furtado, jovem e experiente treinador que assumiu o JF Vôlei no início da temporada, comemora e exalta o valor da conquista. O comandante tem no currículo quatro títulos de Superliga como auxiliar técnico de Marcelo Mendez no Sada Cruzeiro: “Satisfação enorme por fazer parte de um projeto tão lutador como este, liderado por pessoas apaixonadas, que se sacrificam muito. Um grupo fantástico de jogadores, com uma força coletiva muito grande. Uma comissão técnica pequena, porém, extremamente trabalhadora, de uma dedicação enorme. É uma alegria imensa estar ao lado de tanta gente boa e ter contribuído com o projeto. Atingimos este sonho pelo caminho do bem. É muito difícil chegar aos playoffs, são grandes adversários do outro lado da rede. Mas seguimos em frente sempre, tentando levar nosso trabalho o mais longe possível”.

“É um momento histórico”

Idealizador e diretor do JF Vôlei, Maurício Bara ressaltou a importância de se chegar a um patamar ainda não atingido pelo projeto: “É um momento histórico. Subir mais um degrau é sempre motivo de muita satisfação. ‘Batemos na trave’ duas vezes antes, mas, finalmente, chegamos. Tudo aconteceu no momento certo, com muita maturidade de todos os envolvidos no nosso projeto. Não é segredo nenhum que, no início da temporada, o objetivo principal era não sermos rebaixados. Afinal, infelizmente, nosso crescimento gradual no cenário do voleibol não tem sido diretamente proporcional ao apoio financeiro que temos recebido com o passar destes anos. Mas as coisas foram acontecendo: os jogadores abraçando a ideia e a comissão técnica trabalhando de maneira espetacular. Agora, é soltar o freio de mão, tirar qualquer tipo de peso das costas e ver até onde este time vai. Nós ainda não fizemos tudo o que podemos pelo esporte da cidade”.

JF Vôlei

 

Fotos: Vítor Bara/JF Vôlei