Projetado pelo Freepik

Confira dicas que podem te ajudar na busca do primeiro emprego (Foto: Freepik)

Só nesta semana, a UFJF formou mais de 1.600 alunos. Independentemente da sua área, conseguir o primeiro emprego depois de formado é um grande desafio. Na coluna  UFJF Oportunidades de hoje, reunimos algumas dicas que podem te ajudar na busca do primeiro emprego:

1) Não tenha medo de assumir que tem pouca experiência

Quem está em começo de carreira às vezes fica com receio de demonstrar que tem pouca experiência. Para suprir essa “deficiência”, muita gente acaba incluindo no currículo itens que têm pouco ou nada a ver com a vaga desejada. Saiba usar a falta de experiência a seu favor: muitas pessoas que já passaram por diversos empregos acabam tendo dificuldade de se adaptar em uma nova empresa. Deixe claro, então, o quão disponível a se adaptar às mudanças e às particularidades da empresa você está. Proatividade e vontade de aprender sempre são vistas com bons olhos!

2) Suas redes sociais são extensão do que você pensa

Atualmente, nossas redes acabam fazendo parte da nossa identidade. É quase nosso cartão de visitas. Então cuidado com o que você posta. Publicar fotos em situações constrangedoras, reclamar de ex-colegas do estágio ou publicar pensamentos discriminatórias relacionadas à raça, gênero, religião e assuntos polêmicos certamente vão minar suas chances de chegar no emprego desejado.

3) Comportamento em entrevistas

Pontualidade é sinônimo de interesse e comprometimento. É fundamental respeitar o horário agendado. Saia de casa com bastante antecedência e, se por acaso acontecer um imprevisto, avise ao entrevistador; além de comprometimento, você mostrará respeito com o tempo dele.

Durante a entrevista, não emita opiniões sobre política ou religião, a menos que seja diretamente solicitado. E enquanto conversa, olhe nos olhos do entrevistador, mantenha a postura reta no assento, não boceje nem cruze os braços. E ATENÇÃO: Não fique respondendo mensagens no whastapp – de preferência, desligue o celular.

4) Capriche no Currículo

O currículo é a primeira impressão que o empregador vai ter sobre você e suas qualificações. Se o currículo não corresponder às expectativas, você já deve imaginar o resultado, né? Então não saia atirando para todos os lados: conheça a empresa em que você quer trabalhar e faça um currículo personalizado para a vaga. Lembre-se de colocar suas qualificações: cursos, workshops, idiomas e outras informações que podem vir a se tornar um diferencial. O currículo já foi tema no #ufjfoportunidades, acesse: 10 dicas para seu currículo não passar despercebido.

5) Não desista

É normal ficarmos inseguros quando vamos procurar o primeiro emprego, mas o segredo para se dar bem no mercado de trabalho é nunca desistir. Durante sua caminhada em busca de um emprego você vai ouvir alguns nãos, vai ser rejeitado em alguns cargos e nem sequer será chamado para entrevista em um ou outro momento. Não se deixe abater por isso – todo profissional bem sucedido já passou por algo similar e no fim das contas, o que o fez chegar lá foi a persistência.

Dica bônus

Você já faz estágio na área que deseja seguir carreira? Deixe claro que você tem pretensão de continuar na empresa e faça sempre o seu melhor. Quando trabalhamos com o que gostamos e nos dedicamos de verdade, nossa vontade de fazer o melhor sempre aparece e as chances de contratação são elevadas!