A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa vai realizar na próxima quarta feira, 22, a reunião inaugural do Fórum de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora. Objetivo é manter um espaço regular de debates entre a UFJF e a comunidade acadêmica para consolidar políticas institucionais de fomento à produção científica.

Até então, havia dois grupos consultivos: o Comitê Assessor, composto de oito membros eleitos, representando cada área temática do CNPq; e o Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), formado pelos bolsistas de produtividade, que apoiavam as ações referentes às bolsas de Iniciação Científica.

A pauta para esta primeira reunião é a reformulação das políticas de concessão de bolsas Bic. “A intenção é que as mudanças implementadas pela Pró-reitoria nasçam no Fórum, a partir do diálogo com a comunidade de pesquisadores, e em conformidade com os ideais de transparência e democracia.” explicou a Pró-reitora Mônica Ribeiro de Oliveira.

Iniciativa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, o Fórum vem congregar o Comitê Assessor e o Pibic em uma assembléia consultiva periódica. A expectativa, comenta a Pró-reitora, é constituir um espaço regular de debate das idéias e de reflexão ampla sobre a pesquisa na Universidade, suas políticas e estratégias.