Dar visibilidade ao conhecimento produzido na instituição e contribuir para o avanço científico motivou a criação do Repositório Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O ambiente virtual concentra as produções desenvolvidas por alunos e docentes nos últimos anos. O acervo, de livre acesso, pode ser consultado e filtrado de acordo com o autor, a data, o assunto e o tipo de documento (tese de doutorado, dissertação de mestrado ou trabalho de conclusão de curso).

A iniciativa realizada pelo Centro de Difusão do Conhecimento (CDC), com apoio técnico do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) da UFJF, segue a determinação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),  que, desde 2006, demanda dos programas de pós-graduação a publicização suas produções e a manutenção de arquivos digitais. O cumprimento dessa diretriz, inclusive, é um dos parâmetros do órgão ao avaliar os Programas, explica Adriana Oliveira, uma das responsáveis pelo Repositório. “Com o desenvolvimento desse repositório dinâmico, com teses, dissertações e outros materiais científicos, a UFJF se insere em um movimento mundial de difusão do conhecimento de forma aberta”, comenta.

Conforme Adriana, essa prática contribui para a repercussão do trabalho de pesquisadores, valorizando suas classificações no CNPq. Ela ressalta, ainda, que a divulgação ampla e aberta desses materiais representa uma forma eficiente de evitar plágios, por tornar possível um rápido rastreamento de informações. Além disso, para garantir os direitos dos autores desses materiais, a equipe do Repositório realiza um processo que dificulta a cópia de trechos dos arquivos disponibilizados.

Assim como a produção de conhecimento na Universidade, o trabalho de divulgação no Repositório é contínuo. O CDC pretende, num futuro próximo, acrescentar outros materiais produzidos na UFJF, como vídeos, periódicos e trabalhos acadêmicos realizados por servidores da instituição. Como a inserção dos trabalhos de conclusão de curso no arquivo aberto tem sido feita pelas próprias unidades acadêmicas, ainda não estão todos os trabalhos disponíveis. Adriana ressalta a importância de disseminar essa cultura de compartilhamento entre os setores da Universidade. “Nossa preocupação imediata é divulgar o Repositório, inclusive dentro da Universidade, para criar uma cultura de consulta e divulgação nos Programas de Pós-graduação e nas faculdades em geral”, conclui.