Juramentista

Augusto Avansi Junior, juramentista de Medicina, resumiu a noite como a concretização de um sonho (Foto: Alexandre Dornelas)

“Foram anos de muita luta, sofrimento e também muita satisfação. A colação de grau simboliza a finalização de tudo isso e a concretização do meu sonho, da minha família e de todo mundo que andou comigo nessa caminhada”. Foi desta forma que formando de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Augusto Avansi Junior descreveu sua experiência universitária na primeira noite da Colação de Grau Unificada, realizada nesta quarta-feira, 15.

A cerimônia proporcionou aos 506 graduandos, de 21 cursos, momentos de grande emoção no Cine-Theatro Central. Ao fim da noite, a sensação era de que não só os alunos haviam se graduado, mas pais, mães, esposas, maridos, filhos e amigos, que lotaram o teatro.

a

Mais ansiosa que o filho, Rita de Cássia se declarou realizada com a conquista (Foto: Twin Alvarenga)

“É muita emoção, uma realização dele e também de nós, como pais. Fiz sempre o que pude por ele, dando força, incentivando em todos os sentidos”, disse Rita de Cássia de Almeida, mãe de Cássio, formando de Ciências Exatas. Mais ansiosa que o filho, a costureira se certificava de que a beca estava em ordem, antes da entrada.

Para o reitor Marcus David, é na Colação de Grau que a UFJF registra o cumprimento de sua função. “É certamente a solenidade que fazemos com a maior alegria. É neste momento que a universidade pode apresentar à sociedade o esforço do seu trabalho, da sua dedicação, oferecendo a sociedade novos profissionais”. David defendeu os investimentos em educação no momento político e econômico conturbado.

a

Isabel das Dores agora pretende levar sua formação humana à Guiné-Bissau (Foto: Alexandre Dornelas)

A certeza da qualidade do ensino oferecida pela UFJF, destacada no discurso do reitor, aparece no depoimento da graduanda em Psicologia, Isabel das Dores, de Guiné-Bissau. “É uma experiência muito gratificante, ver que todo o esforço valeu a pena, perceber que, apesar das diferenças acadêmicas, eu consegui pegar o ritmo e me formar. Antes o meu foco era vir, ser uma profissional competente, voltar para Guiné e ser rica. Hoje não, eu quero ser uma profissional muito humana para ser motivo de orgulho dos meus professores da UFJF”. Isabel agitou a bandeira de seu país durante a execução do hino, e todos no teatro se levantaram em respeito à formanda.

Veja fotos da Colação de Grau:
Primeiro dia, quarta-feira, 15
Segundo dia, quinta-feira, 16

Mudanças e futuro

Estudar na UFJF era um dos sonhos do graduando em História, Conrado Jenevain. Ele ingressou na instituição em 2010 para Direito, mas decidiu mudar de curso. “Então, sete anos depois, estou me formando no curso que eu realmente queria, para conseguir me tornar um professor”. No fim do ano, ele pretende conseguir uma vaga no mestrado em História da UFJF.

a

O coral deu o tom da noite, musical e político, com canções como Classe Média, de Max Gonzaga (Foto: Alexandre Dornelas)

Esse também é um dos objetivos da formanda em Química, Pamela Cristina, com trajetória semelhante a de Conrado. Ela iniciou a faculdade em Ciências Exatas, mas optou por ir direto para Química.  “Foi a melhor decisão que tomei, porque era o que eu queria fazer profissionalmente. Agora vou estudar para concursos e depois tentar um mestrado”.

O curso de Estatística teve apenas dois formandos, um deles é  Augusto Pereira. Após se formar em Ciências Exatas, em 2015, ele decidiu iniciar uma nova graduação. Quando questionado sobre o pequeno número de graduandos, Augusto reconhece que a Estatística “é bem difícil, com disciplinas no meio do caminho que necessitam de um esforço bem grande, mas a medida que você passa por elas, o conhecimento adquirido é bem gratificante, e chegar ao fim do curso é muito bom”.

a

O orador Henrique Lage Chaves agradeceu em nome dos formandos o apoio dos familiares e amigos (Foto: Alexandre Dornelas)

A primeira noite da Colação de Grau Unificada foi de comemoração também para os graduandos de quatro cursos a distância. Acompanhada dos filhos gêmeos, Maria Aparecida Lopes Teixeira, que trabalha como secretária escolar na rede pública de ensino, vê a obtenção do diploma de Pedagogia como uma forma de conseguir crescer profissionalmente. “É um caminho difícil, mas chegar aqui é muito gratificante. Ter os meus filhos neste momento é ótimo para incentivar a formação e a educação deles”, já sonhando com o ingresso dos meninos na universidade.

a

Renata Ferreira Brandão veio de Sete Lagoas com seus filhos para a cerimônia (Foto: Twin Alvarenga)

“No curso a distância você precisa ter uma dedicação muito maior que em um curso presencial. Eu acredito que pude absorver e aprender muito mais do que quando cursei matemática em outra faculdade. E ter vencido esses quatro anos me deixa muito feliz”, diz a nova licenciada em Computação Renata Ferreira Brandão. Ela fez questão de participar da cerimônia, percorrendo os 332 quilômetros que separam Juiz de Fora de sua cidade, Sete Lagoas.

As cerimônias de Colação de Grau Unificada continuam nesta quinta e sexta-feira, em dois horários, às 19h e às 21h. Confira o cronograma e orientações.