Atriz há 30 anos, a professora Márcia Falabella tenta passar aos alunos mais segurança ao falar em público, usando algumas técnicas do teatro (Foto: Stess Panissi/Letícia Abdalla)

Atriz há 30 anos, a professora Márcia Falabella tenta passar aos alunos mais segurança ao falar em público, usando técnicas do teatro (Foto: Stess Panissi/Letícia Abdalla)

Sabe aquela disciplina que fica marcada na sua vida? No começo, você acha meio estranho, fica com vergonha, mas depois ama e acaba se tornando uma grande experiência. Esse sentimento é unânime entre os que já passaram pela “Comunicação e expressão oral”, disciplina oferecida pela professora e atriz Márcia Falabella. Na Faculdade de Comunicação, a matéria é procurada não só pelos alunos do curso, mas também por pessoas de outras faculdades e muitos estrangeiros. Por isso, neste semestre, “Comunicação e expressão oral” terá uma turma extra, aberta para estudantes de todos os cursos.

A matéria também desenvolve uma segurança nas pessoas, eu acho que é uma disciplina que modifica o aluno – Márcia Falabella

Marcinha explica que a disciplina busca desenvolver o potencial dos alunos por meio da fala. Além disso, a parte de gestos e expressões corporais são amplamente desenvolvidas ao longo do curso, com atividades que ajudam os estudantes a aprimorar suas capacidades em se comunicar, persuadir e ter segurança ao falar em público. “É uma matéria que foge da formatação tradicional dos cursos. Nós fazemos uma série de atividades que vai além dos aspectos teóricos… A matéria também desenvolve uma segurança nas pessoas, eu acho que é uma disciplina que modifica o aluno, cada um na sua intensidade mas ninguém sai da mesma forma que entrou”, acrescenta Marcinha.

Quem confirma isso é o estudante do Instituto de Artes e Design Mateus Guimarães. “Eu acho que essa disciplina deveria ser obrigatória na faculdade, é algo de utilidade para qualquer profissional, saber se comunicar independentemente da sua área.” Matheus ainda afirmou que gostaria de fazer novamente o curso de Comunicação e Expressão Oral, com mais tempo para aproveitar todas as possibilidades que ele oferece. “Achei perfeita a ideia de criar uma turma que não seja tão específica da área do Jornalismo, dessa forma vai ser mais atrativo ainda pra quem vem de outros cursos”.

O estudante de Jornalismo Igor Santos também contou como a disciplina auxiliou no seu crescimento: “Eu cheguei à faculdade ainda muito tímido e me deparei com essa disciplina no segundo período do curso. As atividades eram no anfiteatro da Facom, em cima do palco. Antes de subir, tinha sintomas clássicos de ansiedade…  Mas gostava muito da aula e ela me ajudou a crescer e a fazer coisas que nunca tinha feito antes. Apesar daquela timidez, eu sempre gostei de me comunicar, tanto que hoje faço teatro no Grupo Divulgação, junto com a Marcinha”.

Quem quiser aproveitar a oportunidade, basta se inscrever por meio do Siga. Ainda há vagas disponíveis durante o período de ajuste de matrícula, de 16 a 19 de fevereiro. O código da disciplina é  FTC008-B e as aulas acontecem no Anfiteatro da Faculdade de Comunicação nas terças-feiras, das 10h às 12h, e sextas, das 8h às 10h.

Mais informações:

Coordenação da Faculdade de Comunicação: (32) 2102-3609