A fim de estimular o empreendedorismo e a inovação, a Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre inscrições para o Laboratório de Ideação. O programa trabalha com um conjunto de atividades que incentivam e assessoram empreendedores na geração e no desenvolvimento de novas ideias ou projetos já preconcebidos.

A metodologia consiste em quatro etapas, cada uma com duração de uma semana: Geração de Ideias; Perfil do Cliente; Validação de Ideias; e Validação da Solução/Produto Mínimo Viável. As aulas serão ministradas no Critt entre 13 de março e 7 de abril.

O colaborador do Laboratório, Rafael Gonçalves, afirma que “ o objetivo é contemplar e incentivar ideias por meio de uma série de atividades, como brainstorming e metodologias de identificação de oportunidades de mercado”. Segundo ele, o público é diversificado e aberto, não sendo necessário ter uma ideia pronta para participar: “O  foco do programa serão alunos, professores e inventores independentes que têm interesse em criar ideias inovadoras ou que já buscam meios para desenvolvê-las”.

Gonçalves explica, ainda, que a iniciativa nasceu por meio de visitas e trocas de experiências com outras incubadoras da região, que reforçaram a necessidade já identificada na IBT de preparar um cenário fértil para a inovação e a incubação de empresas.

Para o gerente de Empreendedorismo da UFJF, Leonardo Frossard, “a iniciativa é importante para sensibilizar a comunidade acerca dos temas Empreendedorismo e Inovação, além de motivar alunos e pesquisadores da UFJF a levarem a pesquisa que é desenvolvida para o mercado”.laboratório de ideação 3

Como participar

Para a primeira turma serão ofertadas 20 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui até 3 de março. Além do preenchimento do formulário, o candidato deverá gravar um vídeo de acordo com as seguintes instruções:

1 – Duração de até dois minutos

2 – O candidato deve iniciá-lo falando seu nome, sua idade, profissão atual e responder a pergunta: “Como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas?”

3 – Identifique um problema que precisa ser resolvido na sua cidade ou no seu dia a dia

4 – Faça o upload do video no YouTube (www.youtube.com) e envie o link junto ao formulário de inscrição.

A qualidade do vídeo não será levada em consideração, não sendo necessário o uso de máquinas profissionais. O mesmo pode ser gravado por meio de aparelho celular ou similar.

Fortalecendo a inovação

Há mais de 20 anos o Critt/UFJF atua como agente do desenvolvimento econômico regional, com a Incubadora de Base Tecnológica desempenhando um papel fundamental no apoio e incentivo à empreendedores.

Frossard avalia o Laboratório de Ideação como um novo elemento de integração: “A Incubadora vem desenvolvendo e implantando uma série de serviços para transformar ideias de negócios em empresas bem sucedidas. O Laboratório de Ideação foi pensado com esse objetivo, atuando na geração e validação de novas ideias de negócios”.

Outras informações: (32) 2102-3435  – Ramais 204 e 205 (Incubadora de Base Tecnológica do Critt/UFJF)