Com o objetivo de estreitar os laços entre a Universidade e as secretarias de Educação, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou nesta quarta-feira, 15, a 1ª Reunião de Secretários Municipais e Coordenadores Locais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Polo Juiz de Fora (Pnaic-UFJF). O encontro apresentou uma retrospectiva do trabalho realizado, em parceria com a Universidade desde 2012, e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Entre secretários e coordenadores, o evento contou com a presença de representantes de 179 municípios pertencentes ao Polo.

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Encontro apresentou retrospectiva do trabalho realizado em parceria com a UFJF desde 2012 e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (Foto: Luiz Carlos Lima)

Para dar início às atividades, uma apresentação regada a músicas e a contação de histórias colaborativas. Isso, graças à participação da professora de teatro e de introdução à neurociência, da rede pública municipal de Juiz de Fora, Teka Figueira. “É uma estimulação cognitiva e motora para despertar nossa atenção. Toda atividade, como música e jogos, estimula terminais nervosos, o que ativa os neurônios espelhos, aqueles que aprendem por imitação. É um ótimo exercício para fazer em sala de aula, por exemplo”, aponta Teka.

Em retrospectiva ao trabalho desenvolvido pela Universidade junto aos profissionais do Polo, a coordenadora institucional e professora da UFJF, Luciane Manera Magalhães, apresentou as ações profissionais realizadas no decorrer da parceria. Atividades como reuniões de planejamento pedagógico; dinâmicas feitas com os professores; orientação e capacitação de monitores; e trabalho na secretaria a partir da reorganização das formações e seminários foram destacadas.

O coordenador adjunto de gestão, Wagner da Silva Rezende, apresentou os resultados alcançados até o momento. O balanço da Avaliação Nacional da Alfabetização, que comparou dados de 2014 e 2015, é de que houve melhora no rendimento das crianças, apesar de esta ainda ser pequena em relação às metas.

Pacto busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade (Foto: Luiz Carlos Lima)

Pacto busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade (Foto: Luiz Carlos Lima)

Além das avaliações gerais, foram entregues cadernos com material didático elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Os cadernos abrangem temáticas específicas de disciplinas como ciências, história e geografia e apresenta questões práticas, como planos de aula e planejamento. De acordo com Luciane, o material é um “componente curricular que traz conceitos, mas também relatos de experiência dos próprios professores e funciona como ponto de partida para que professores repensem sua prática em sala de aula”. 

Sobre a busca para alcançar o objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, Luciane atenta para algumas estratégias. “A primeira ação é política, que é o querer alfabetizar as crianças; a segunda é acreditar nas crianças, saber que elas têm condições de aprender; e a terceira é trabalhar com o professor e valorizá-lo, pois ele é a chave”, aponta.

A coordenadora local do Polo na cidade de Ubá (MG), Débora Barros Pinto, avalia os projetos do Pacto com um balanço positivo. “O Pnaic só veio para somar junto a nossa rede de ensino. Por meio dele a gente organiza nossa prática pedagógica e melhora a aprendizagem de nossas crianças, que são o objetivo principal”. Débora destaca também a parceria ativa estabelecida com a UFJF . “Esse trabalho em conjunto contribui em todos os sentidos. A equipe é muito bem preparada, nos repassa todas as orientações e acompanha constantemente o desenvolvimento”.

Sobre as iniciativas
O evento faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. A cada ano, o MEC renova o convênio com os municípios e as universidades; e as formações são oferecidas aos professores que se deslocam até Juiz de Fora para participarem. O programa tem abrangência nacional, sendo 39 universidades públicas envolvidas e mais de cinco mil municípios em todo o país.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais e pelo Distrito Federal, buscando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.