matricula2

Novos alunos comparecem ao último dia de matrícula presencial no Sisu (Foto: Twin Alvarenga)

Alegria e expectativa marcaram presença no último dia de matrículas dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os futuros alunos concluíram suas matrículas no Anfiteatro de Estudos Sociais da Faculdade de Direito da UFJF e também no Campus Avançado de Governador Valadares.

As matrículas foram divididas entre turnos da manhã e da tarde. Pela manhã foram realizadas as matrículas nos cursos História, Pedagogia, Serviço Social, Letras, Rádio, TV e Internet, Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária. Já durante a tarde, foi a vez de os alunos de Direito, Educação Física, Geografia, Farmácia e  Medicina concluírem suas matrículas.

A juiz-forana Luíza Nascimento Andrade, é uma das calouras que vai estrear o curso de Rádio, TV e Internet, ofertado pela Faculdade de Comunicação e está muito empolgada com a carreira que pretende seguir. “Eu queria fazer Publicidade, mas só tem em faculdades particulares. Dentro da UFJF esse é o curso que mais se aproxima do que eu queria. Espero ser feliz profissionalmente, trabalhar com audiovisual que gosto muito. O curso é novo, mas tenho muito amigos que se formaram em Jornalismo pela Facom e as recomendações são as melhores”, conta.

A caloura de Medicina, Tatiana Perlatto, é filha de médico e mora em Belo Horizonte. Acompanhada da mãe, ela conta que o apoio dos pais e a indicação de conhecidos fez com que escolhesse a UFJF. “Ouvi muitas pessoas falarem bem da faculdade e resolvi me matricular. A mudança de cidade foi um choque para meus pais, mas eu sempre tive apoio deles, o que me fortaleceu na escolha”, declara.

Já Bruno Vilela veio de Conchal, interior de São Paulo, para estudar na Universidade e conta que a boa reputação da faculdade fez parte da sua escolha “Eu sempre ouvi falar muito bem do curso de História que a UFJF oferece. Gostei da infraestrutura do Campus, parece ser um lugar muito bom.  O calouro também falou do que terá mais dificuldade. “Com certeza, o mais difícil vai ser lidar com a saudade da família, dos amigos e da minha terra, mas a gente tem que tentar de qualquer forma e superar essas barreiras”, conta.

Natural de Três Rios (RJ), a caloura de Farmácia Thainá Tavares mora em Juiz de Fora por conta de cursinho, e se diz bem animada para começar o curso. “O preparo foi rigoroso. No começo eu lidava bem, mas foi chegando no final, perto do Enem e comecei a ficar bem cansada. Mas foi preciso o esforço”, comemora.

Além de atrair de gente do país inteiro, a UFJF também desperta o interesse de estudantes de cidades vizinhas. A caloura Andrea dos Santos Alvim, de Santos Dumont, já cursou um período de Enfermagem na UFJF. Dessa vez, espera ter acertado ao escolher Pedagogia. “Já estudei aqui antes, mas não me identifiquei com o curso. Agora estou convicta da minha decisão. Estou muito animada e não quero ficar só com a licenciatura. Quero me especializar, talvez na área da Biologia. Espero que a faculdade nos forneça todo o suporte necessário, em termos de material didático, livros e apostilas, que normalmente são muito caros”, conta.

As boas-vindas dos veteranos

Os  calouros foram recebidos em clima de festa por vários Diretórios e Centros Acadêmicos e Atléticas de diversos cursos, como o C.A. do Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Humanas (BACH). “Essa integração de calouros e veteranos é muito importante porque serve para a galera conhecer como o curso funciona, quem são as pessoas do C.A. que podem ser procuradas quando houver alguma dúvida ou dificuldade. É um momento para se fazer amigos, principalmente para alunos de B.I. As turmas normalmente não são fixas e os alunos ficam um pouco dispersos, sem saber quem faz o mesmo curso. Então esse contato inicial, é importante para as pessoas terem uma referência,” explica Ana Emilia Souza de Carvalho, representante do Centro Acadêmico.

Já para o presidente da Atlética da Faculdade de Farmácia, Lucas Araújo, a presença de todas as entidades que fazem um trabalho na faculdade faz com que o calouro se sinta menos perdido. “Nós da Atlética nos reunimos com o  Diretório Acadêmico, a Empresa Júnior e a Liga Acadêmica de Farmacologia para fazer com que os calouros se sintam cada vez mais imersos e engajados no curso. Mostrar o que a faculdade oferece faz com que o calouro se sinta mais à vontade em sua nova casa.”

A veterana do 2º período de Direito Maria Gabriela Andrade acredita que as ações no dia da matrícula estimulam os calouros na nova etapa da vida. “Eu acho que os calouros entram no curso mais animados, então a gente tem que comemorar e incentivar nesta nova fase.”

Pism

Os aprovados pelo Pism farão suas matrículas na semana seguinte, nos dias  20 e 21 de fevereiro. Neste tipo de ingresso, cada curso também tem o seu dia e horário próprio. O candidato deve ficar atento à documentação, que varia de acordo com o grupo de acesso escolhido (são cinco grupos, sendo quatro de ações afirmativas e um de ampla concorrência). Todas as informações sobre os documentos estão disponíveis no site. As aulas do primeiro semestre, em Juiz de Fora, começam no dia 6 de março.