“Não estou aguentando de ansiedade para o início das aulas. Já aproveitei minhas férias em dezembro e estou desesperado para estar na Universidade”. Esse é o depoimento do futuro estudante de Engenharia de Produção, Arthur Valle Mota Cruz, que realizou sua matrícula na UFJF na tarde desta segunda-feira, 13. O dia foi marcado pela chegada dos calouros aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que finalizaram suas matrículas no Anfiteatro de Estudos Sociais, da Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e também no Campus Avançado de Governador Valadares.

????????????????????????????????????

Calouros chegam com sonhos e expectativas para o início de uma nova fase em sua vida (Foto: Alexandre Dornelas)

As atividades foram divididas entre turnos da manhã e da tarde. Pela manhã a matrícula foi feita para estudantes dos cursos de Ciências Exatas, Economia, Nutrição e Arquitetura e Urbanismo. No período da tarde foi a vez dos calouros dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Turismo. Das 1.835 vagas ofertadas, espera-se que 1.026 sejam preenchidas no Campus de Juiz de Fora e 133 no Campus Avançado de Governador Valadares.

Heitor Cavalares Zanella se matriculou em Ciências Exatas e já carrega experiência de outra instituição. “Eu estudava no Ifet (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais) de Muriaé e lá tive contato com algumas matérias que também são ofertadas aqui; com isso, espero ter minhas expectativas atendidas e conseguir manter um bom desempenho no decorrer do curso.” Já Lorrayne de Castro Andrade, de Campo Belo, procurou uma conterrânea que cursou Ciências Econômicas na UFJF para esclarecer dúvidas sobre o curso e a instituição. “Minha amiga me explicou tudo, então estou bem animada com todas as oportunidades que a universidade pode me oferecer, o leque é muito grande: estágios, bolsas, intercâmbio. Mal posso esperar, para começar os meus estudos,” disse.

Os gêmeos Eduardo e Gustavo Santos de Oliveira Marques vieram de Teresópolis (RJ) e também vão cursar Ciências Exatas, ambos pretendem se especializar em Engenharia Mecânica. Empolgados, os irmãos contaram como escolheram a instituição. “Quando a gente veio em uma excursão e conheceu a UFJF, eu fiquei muito impressionado com o tamanho dela. Gostei muito da instituição e foi a única universidade que me despertou  interesse,” conta Eduardo. “Aqui é uma cidade maior, com mais oportunidades de trabalhar. Eu tenho muitos amigos que estudam aqui e sempre me falam da qualidade da Universidade e que o curso é muito bom,” disse Gustavo.

Matriculada em Artes e Design, a estudante Bárbara Barbosa Amorim Silva chegou de Belo Horizonte (MG) para estudar na UFJF, carregando uma mistura de sentimentos e expectativas. “Vou dividir apartamento com duas pessoas que conheci hoje, na matrícula, e estou muito animada. Já a questão da faculdade em si me deixa apreensiva, porque tenho medo de não acompanhar o ritmo, mas vou me esforçar”. Ansiosa, Bárbara lembra do antigo ritmo de estudo e a espera para o curso superior. “Estudei em escola pública e não fiz cursinho pré-vestibular, estou muito feliz com a aprovação, é o curso que mais quero. Com a graduação vou poder aprofundar meus estudos nessa área que tiveram início em um curso técnico de moda”.

Também aprovada em Artes e Design, Fernanda Ferreira de Melo nasceu em Barra Mansa (RJ) e pretende morar com duas amigas de ensino médio que também vão mudar para a cidade de Juiz de Fora. Com sentimento de abertura a novos desafios, Fernanda afirma estar “muito animada, pois sempre quis mudar para uma cidade maior, conhecer pessoas novas e fazer o curso que sempre quis”. De acordo com a estudante, o ingresso no curso e na universidade são sonhos antigos. “Sempre quis estudar design; desde pequena eu fazia roupas de boneca, então é a primeira etapa da realização de um sonho. Ouvi muitas coisas boas sobre a UFJF e quero focar nas disciplinas práticas, principalmente em desenho.”

Pism
Na próxima semana, nos dias 20 e 21, segunda e terça feira, será a vez dos aprovados pelo Pism. Neste tipo de ingresso, cada curso também tem o seu dia e horário próprio. O candidato deve ter atenção aos documentos a serem apresentados, que variam de acordo com o grupo de acesso escolhido (são cinco grupos, sendo quatro de ações afirmativas e um de ampla concorrência). Todas as informações sobre os documentos estão disponíveis no site .As aulas do primeiro semestre, em Juiz de Fora, começam no dia 6 de março.

Recepção verde

????????????????????????????????????

Os futuros estudantes de Engenharia de Produção foram recepcionados com mudas de plantas como um incentivo à conscientização ambiental (Foto: Alexandre Dornelas)

Além da animação dos veteranos, os futuros estudantes de Engenharia de Produção foram recepcionados com um incentivo a conscientização sobre o meio ambiente aliada a atitudes. A Sociedade Estudantil de Engenharia de Produção (Seepro) da UFJF entregou uma muda de planta a cada estudante matriculado no curso. De acordo com o diretor de Marketing da Seepro, Ualker Condé, a ação representa um convite aos alunos para que compareçam ao Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (Emepro), que será realizado entre os dias 20 e 22 de abril no Anfiteatro de Engenharia da UFJF.

A proposta é que cada aluno plante a muda e envie uma fotografia para ser exibida no dia do Emepro. Como convite e proposta de reflexão, Condé aponta que a ideia é “trabalhar com os alunos não só o sentido técnico da engenharia, mas também atentar para a necessidade de um conhecimento extracurricular. A entrega dessa muda é uma forma de chamá-los para o engajamento no trabalho de responsabilidade social e de cuidados com o meio ambiente para serem engenheiros que pensam fora da caixinha” observa.