fsfs

Emepro 2017 acontece em abril e tem como tema a economia de baixo carbono e o exemplo começa pelo próprio evento (Foto: Victor Alexsander)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ficou mais verde nesta terça-feira, 31, com o plantio de 50 árvores frutíferas, naturais da Mata Atlântica, no espaço atrás do estacionamento da Faculdade de Educação. A iniciativa tem por objetivo divulgar o Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (Emepro), que, este ano, acontece de 20 a 22 de abril, e tem como tema “Economia de baixo carbono”. Até quinta-feira, dia 2, 200 mudas serão plantadas no campus.

A programação do Emepro conta com palestras e minicursos sobre as estratégias de promoção da sustentabilidade com novas tecnologias, além da defesa da redução dos gases que contribuem para o efeito estufa, especialmente, o dióxido de carbono.

Segundo a professora do Departamento de Engenharia de Produção e coordenadora de Sistemas de Informação do evento, Roberta Pereira Nunes, a ideia do plantio surgiu a partir do tema do encontro e as 200 árvores servirão para neutralizar todo o dióxido de carbono e os gastos de energia da realização das atividades feitas no encontro de abril.

“Com a divulgação do tema do Emepro, começamos a pensar como o próprio evento em si deveria participar do tema e de que forma os alunos poderiam contribuir . E assim surgiu a  ideia de trocar energia pelo plantio das árvores. Não podemos pensar apenas no imediato, precisamos pensar a longo prazo. Ter uma consciência ambiental no hoje, no agora e fazermos alguma coisa para melhorar o presente e o futuro”, diz.

Foram plantadas mudas de angico, goiabeira, jacarandá, ipês brancos, rosas e amarelos e pau-ferro, naturais do bioma da Mata Atlântica (Foto: Victor Alexsander)

Foram plantadas mudas de angico, goiabeira, jacarandá, ipês brancos, rosas e amarelos e pau-ferro, naturais do bioma da Mata Atlântica (Foto: Victor Alexsander)

Para o gerente de Paisagismo da UFJF, Reinaldo Chagas, projetos simples, como o do plantio, contribuem tanto para a universidade como para a comunidade acadêmica. “A qualidade do ambiente melhora e traz um novo ar para o campus. “As mudas de árvores são de angico, goiabeira, jacarandá, ipês brancos, rosas e amarelos, e pau-ferro, que são naturais do bioma da Mata Atlântica.

O estudante do quinto período do curso de Engenharia de Produção, Thierry Esteves, participou da ação e acredita que pensar em sustentabilidade é um dever de todos os profissionais. “A sustentabilidade é um tema atual e que vai fazer parte cada vez mais não só da engenharia de produção como de todas as profissões . Por isso acredito que todos precisam fazer a sua parte para salvar o mundo, mesmo que esse pensamento seja clichê. São iniciativas assim que vão fazer com que isso aconteça em nossa sociedade”.

Também do quinto período do curso, o estudante Ualker Condé diz que o evento estimula as pessoas a ter uma consciência ambiental. “A Faculdade de  Engenharia de Produção da UFJF, ao sediar o Emepro, incentiva os alunos a não saírem apenas com o aspecto técnico, mas também com uma visão consciente do que as suas atitudes podem impactar na natureza.O Emepro vai trazer isso não só para nós, mas para os outros cursos também, o que mostra a importância de estarmos cuidando do meio ambiente e, ao mesmo tempo, produzindo, sem ter um impacto pior na natureza.”

O Emepro conta com o apoio de outras faculdades da cidade. As inscrições para o Congresso poderão ser feitas através do site do Emepro.

Outras informações:
(32) 2102-3401 – Faculdade de Engenharia – UFJF