O Portal da UFJF preparou uma tabela com o ponto de corte de todos os cursos da instituição, oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nos últimos três anos. Foi considerada a nota mínima somente da primeira chamada do processo seletivo.

Os valores, em geral, variam de uma edição para a outra, de acordo com o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos. Mas, por meio da lista, o candidato pode identificar se o curso de seu interesse teve alta ou queda na pontuação mínima para aprovação e ainda saber se sua nota está dentro da média histórica das três edições.

Somente após o período de inscrição no sistema, de 24 a 29 de janeiro, é que, de fato, será divulgada a pontuação final necessária para cada curso nesta seleção. Diariamente, durante esse período, o sistema também publica a nota mínima de cada curso. Com isso, o candidato pode alterar sua escolha, caso perceba que há aumento da nota.

Histórico
O curso de Ciência da Computação (grupo C) é um caso de elevação da nota. De 2014 para 2016, a pontuação saltou de 716,98 para 746,58.

Ciências Contábeis (grupo D) caiu mais de 33 pontos, de 660,60 para 627,54. Todos os grupos de Direito, em Juiz de Fora, também tiveram queda nos últimos dois ou três anos.

Em Governador Valadares, Odontologia tem se tornado mais concorrido nos grupos C e D conforme a tabela.

Confira a lista de todos os cursos.

Nota mais alta
Na primeira edição do Sisu em 2016, Medicina se confirmou como o curso de maior nota de corte. O candidato que optou pelo grupo C (ampla concorrência) precisou fazer, no mínimo, 799,64 pontos para passar em Juiz de Fora e 790,38 em Governador Valadares.

Entre os que tiveram menor exigência de nota ficaram os cursos como o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, oferecido no campus de Juiz de Fora, com 598,50 pontos (Grupo A), e Filosofia, curso oferecido no mesmo campus, com a exigência de 597,70 pontos (Grupo A- ensino médio em escola pública, renda e raça autodeclarada).

UFJF no Sisu
O resultado do Enem, divulgado na última quarta-feira, 18, permite aos participantes, desde que não tenham zerado a prova de redação, concorrer a uma das 1835 vagas da UFJF e em outras instituições públicas de ensino superior. Para tanto, é preciso realizar inscrição, via internet, no Sisu, e escolher um curso da UFJF.

Veja algumas vantagens de estudar na UFJF

Atualizado em 27/01/2017, às 15h17