Projeto aborda história da imprensa juiz-forana em novos formatos

Projeto aborda história da imprensa juiz-forana em novos formatos

Usar o audiovisual para narrar o passado e, assim, ressignificar o presente. Esta é a proposta da primeira websérie sobre histórias de vida de doze jornalistas e repórteres fotográficos de Juiz de Fora, que será lançada nesta quarta-feira, 18. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória (Comcime), coordenado pela professora da Faculdade de Comunicação Christina Ferraz Musse e pela historiadora Rosali Henriques.

Em seu primeiro módulo, o projeto “Memórias possíveis” registrou os depoimentos dos profissionais da imprensa da cidade, utilizando a metodologia de história oral desenvolvida pelo Museu da Pessoa, em São Paulo, parceiro do projeto. Os depoimentos foram editados e transformados em oito episódios temáticos e, assim, foi criada a websérie, que, além das experiências vividas por esses profissionais, também mostra a trajetória recente da imprensa na cidade.

Segundo a professora Christina Musse, o intuito é recuperar histórias que se tornariam meras recordações individuais e que poderiam cair no esquecimento. “É uma forma diferente de conhecer os bastidores da imprensa da cidade, entender as dificuldades, ameaças e lutas, que traduzem a rotina da produção jornalística, mas também muitos episódios engraçados, festivos, que marcaram a carreira desses profissionais”. Cada episódio entra no ar às quartas-feiras no canal do YouTube do projeto.

Os episódios reúnem desde acontecimentos históricos como a cobertura da imprensa juiz-forana durante o golpe militar de 1964 e, depois, o processo de abertura política, até bastidores de pautas diárias. Flagrantes de descontração de uma categoria profissional que sempre foi considerada avessa à rotina e ligada à boemia também estão no roteiro.

Fotos e materiais gráficos também foram utilizados na websérie e, posteriormente, integrarão um livro com os depoimentos transcritos.

O projeto “Memórias Possíveis” é uma iniciativa do Comcime, com parcerias com o Museu da Pessoa (SP) e com o Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM/UFJF), além do patrocínio do Edital de Apoio a Grupos de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.