Comissão reuniu-se com o reitor Marcus David nesta sexta (Foto: Géssica Leine/UFJF

Comissão reuniu-se com o reitor Marcus David nesta sexta (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Foi instaurada nesta sexta-feira, 13, a comissão responsável por desenvolver a proposta de criação do Projeto Startup da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo é estimular entre os estudantes a criação de aplicativos para dispositivos móveis para melhor aproveitamento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Participam do grupo representantes da Diretoria de Inovação, do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), da Faculdade de Engenharia e do Diretório Central do Estudantes (DCE). A expectativa é de que a comissão finalize os trabalhos em um mês.

De acordo com o diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado, a ideia do projeto surgiu dos desdobramentos da criatividade dos estudantes na solução de questões ligadas ao Siga que têm germinado para o desenvolvimento de inovação da plataforma. “Os alunos da UFJF têm desenvolvido aplicativos muito interessantes e, com o desafio, queremos tratar essas iniciativas de forma mais sistemática para melhorar o funcionamento do Siga como um todo.”

A iniciativa da criação do Projeto Startup UFJF é parte das ações de fomento a um ambiente mais amplo e permanente de inovação na Universidade. Conforme Delgado, o movimento de startups é importante pois faz surgir uma geração produtiva de novos empreendedores e empresas, com características essenciais para o desenvolvimento do país. “Não há países no mundo que tenham dado certo no ramo da tecnologia, sem um elenco de grandes empresas nacionais inovadoras. Esta é uma trajetória que o Brasil precisa perseguir.”

O diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva, acredita que o incentivo a empresas juniores e a startups desse tipo são essenciais diante do cenário brasileiro atual. “Com a política de corte de gastos, o Brasil está indo no rumo contrário dos outros países que investem cada vez mais em inovação. Por isso, devemos parabenizar a iniciativa de criação desse desafio que, ainda assim, estimula a tecnologia.”

O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, afirmou estar ansioso pelos resultados. “A partir de um caso concreto de iniciativa dos alunos, agora vamos realizar parcerias de forma mais institucionalizada. O ano de 2017, conforme uma provocação feita pelo professor Ignacio Delgado, é o de mobilizar os estudantes na busca de soluções e melhorias na UFJF. Temos um capital discente que é muito valioso e deve ser utilizado”, conclui.