Um setor de suma importância para o cotidiano da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a Gerência de Transporte, que usualmente é chamada de “garagem”. Para Marcos Tanure, Pró-Reitor de Infraestrutura e Gestão da UFJF, a repartição é estratégica, tanto para a movimentação de pessoas (professores, técnico-administrativos em educação, alunos e funcionários terceirizados), como para o transporte de materiais e suprimentos, como, por exemplo, no auxílio às atividades de vigilância e manutenção. 

Devido ao seu caráter estratégico, foi contratada uma consultoria junto à empresa “OPT Soluções, Comércio de Produtos e Serviços Automotivos”, incubada no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, para desenvolvimento de trabalhos de monitoramento e gerenciamento do transporte, que, entre outros serviços, sistematizou todas as informações disponíveis nesta reportagem.

Para o Gerente de Transporte da Proinfra, Leonardo Andrade, “a organização das informações possibilitará um melhor conhecimento do setor, auxiliando o controle e a economia, bem como tornando mais eficiente o uso dos recursos disponíveis”. Por fim, a Gerência de Transporte pretende elaborar um Manual de Procedimentos para o setor, que irá contemplar questões sobre o uso dos veículos, horários de saídas e retornos, entre outros, para ser submetido à discussão da comunidade universitária e aprovação pelo Conselho Superior (Consu).

A divisão de transporte é composta por uma frota própria de 111 automóveis, divididos entre veículos de passeio, ônibus, micro-ônibus, vans, caminhões, utilitários, entre outros. Entre o período de janeiro a outubro de 2016, esta frota rodou 740.419 quilômetros – o que corresponde a uma média de 74.042 quilômetros por mês. No mesmo período, foram atendidas 1.898 requisições de viagem.

grafico01-proinfra

Outro item de destaque diz respeito ao quantitativo de pessoas viajando por veículo. Das 1.898 viagens, 68% (1.287) foram para transportar uma única pessoa, enquanto 16% (299) transportaram entre 2 a 4 passageiros, 5% (96) levaram de 5 a 15 passageiros e 11% (216) foram destinadas ao transporte de cinco até 50 passageiros. “Tal situação requer uma análise mais apurada, objetivando uma racionalidade no gasto público, com adoção, por exemplo, de transporte previamente agendado e para vários passageiros”, avalia Tanure.

grafico02-proinfra

Com relação aos destinos dos trajetos, a cidade do Rio de Janeiro apresenta-se como destaque, com 33% das viagens realizadas (628). Já Goianá, na Zona da Mata Mineira, ficou com 15% (290), seguida por Belo Horizonte, com 9% (170) e Governador Valadares, sede do campus avançado da Universidade, com 6% (119).

“Com a ampliação dos programas de mestrado e doutorado da UFJF, a movimentação no setor de transporte também é percebida. Das 1.898 viagens realizadas no período de janeiro a outubro de 2016, 791 foram para atender os programas de pós-graduação e a própria Pró-Reitoria, que representa 42%”, argumenta Marcos Tanure.

Todo o processo de movimentação de pessoas e materiais no âmbito da UFJF é realizado pela equipe de técnicos e terceirizados lotados na Gerência de Transporte, que conta com quatro TAEs e 42 profissionais terceirizados (motoristas, motociclistas, encarregados do pátio, lavadores, dentre outros).

Outras informações:
(32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão