Já estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência. Oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), é gratuito e oferece 300 vagas em dez polos. Os candidatos que realizaram a inscrição antes de o edital ser suspenso, não precisam se inscrever novamente, a primeira será validada. Mas devem ficar atentos às novas datas.

A especialização tem como público-alvo licenciados e/ou bacharéis em Educação Física que atuem com alunos com deficiência em contextos variados. O objetivo geral é estimular e intensificar a participação das pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física, sendo essa participação uma possibilidade de reconhecimento e viabilização da cidadania. Além disso, deverá promover um aprofundamento em conhecimentos teóricos e práticos relacionados à atividade física para pessoas com deficiência e formar recursos humanos para desenvolvimento de programas de atividades físicas inclusivas e paradesportos.

Com programação curricular desenvolvida em, no mínimo, 360 horas, o curso é semipresencial, ministrado na modalidade à distância pela Internet, com material impresso, vídeo aulas e encontros presenciais obrigatórios definidos de acordo com o cronograma do curso. A participação nos encontros presenciais é obrigatória e ocorrerá no polo de apoio presencial em que o aluno estiver regularmente matriculado, não sendo aceito pedido de dispensa. Outras informações podem ser consultadas no site do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Ngime).

Vagas

Serão ofertadas 300 vagas, distribuídas nos seguintes polos: Araxá (30); Boa Esperança (30); Governador Valadares (30); Lagoa Santa (30); Salinas (30); Santos (40); Sete Lagoas (30); Timóteo (30); Tiradentes (20); e Ubá (30). A inscrição e a validação ocorrerão entre 11 de janeiro e 22 de fevereiro. Na primeira etapa, o candidato deverá obter o formulário de inscrição no site do Cead, seção Editais, clicando no link próprio, referente ao Edital e preencher todos os dados solicitados. Em seguida, deverá imprimir o formulário de inscrição, que é gerado a partir da conclusão da inscrição, datá-lo e assiná-lo.

Na segunda etapa, com a documentação organizada na ordem definida no Formulário de Inscrição, o candidato deverá encaminhá-la ao Cead exclusivamente através dos Correios, via Sedex, para o endereço especificado no edital. Os documentos deverão ser postados com a devida antecedência para que cheguem ao Cead até 23 de fevereiro. Os que chegarem após essa data serão desconsiderados.

Seleção

O julgamento da seleção dos inscritos será realizado por uma banca formada por três membros indicados pela Coordenação de Curso. A seleção será realizada a partir da análise da carta de intenção, sendo aprovados os candidatos que obtiverem maior pontuação. A carta de intenção, de caráter eliminatório e classificatório, terá valor de cem pontos.

Recursos e resultados

A divulgação do resultado parcial somente será feita pelo site do Cead no dia 8 de março, a partir das 17h. No caso de recurso quanto à análise da Carta de Intenção, deverá o mesmo ser encaminhado exclusivamente no dia 9, das 8h às 14h, para o e-mail da Coordenação do Curso (administracao@ngime.ufjf.br). O candidato receberá uma resposta da Coordenação do Curso confirmando o recebimento.

O resultado final será divulgado, também no site do Cead/UFJF, no dia 10 de março, em uma lista com os nomes dos candidatos aprovados, em ordem decrescente.

Inscrições aqui