O Conselho Superior (Consu) da UFJF se reuniu na tarde desta terça-feira, 20, e alguns encaminhamentos e deliberações foram registrados. O reitor Marcus David iniciou a reunião destacando o esforço de toda a equipe envolvida na realização do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Em seguida, informou sobre a mudança de coordenação da Comissão Permanente de Seleção (Copese), agora a cargo da professora Ângela Maria Corrêa Gonçalves. Marcus David também comunicou que a doutora Adriana Menezes, procuradora da Advocacia Geral da União, com vasta experiência, assumirá o cargo de procuradora geral da Universidade.

Em seguida, o reitor solicitou que a pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Melo, relatasse sobre a reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), realizada durante a manhã desta terça-feira, 20, para discussão do calendário acadêmico. O reitor também fez um relato sobre as diversas reuniões da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), das quais participou recentemente em Brasília, e apresentou a posição das universidades em relação à PEC55 (antiga 241), que limita os gastos do governo até 2036.

O primeiro ponto de pauta foi o plano anual de atividades de auditoria interna, quando o auditor da UFJF, Ênio Henrique Teixeira, proferiu seu relato. Posteriormente, o Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, professor Eduardo Salomão Condé, relator do processo, fez a leitura de seu parecer favorável, que foi colocado em votação e aprovado. O segundo tópico discutido foi a criação de cinco bolsas para o Programa Idiomas sem Fronteiras, cujo relator foi o professor Eduardo Salomão Condé. A proposta foi aprovada.

Depois, Marcus David fez um relatório prévio da execução orçamentária e forneceu informações sobre o orçamento para 2017 e, também, sobre a execução financeira de 2016. Em sequência, o reitor realizou uma apresentação sobre o andamento das obras na UFJF. Os conselheiros, então, se manifestaram destacando a transparência da gestão em mostrar a realidade da Instituição. Em seguida, elogiaram a valorização que a atual administração deu à Pró-reitoria de Infra-Estrutura e Gestão, bem como o desempenho do setor.

Ao final da reunião, o reitor pediu ao professor Eduardo Condé que fizesse a apresentação da proposta de formulação integrada de políticas da UFJF. Após a exposição, os conselheiros foram informados que este assunto será pauta da próxima reunião. A última comunicação foi a reafirmação do convite para a sessão solene desta quinta-feira, 22, na qual a ex-reitora da UFJF, docente da Faculdade de Letras e atualmente deputada federal, Margarida Salomão, vai receber o título de professora emérita. A solenidade está agendada para às 19h, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM).