ana festival primeiro plano

Ana Cláudia Ferreira irá investir prêmio na nova produção a ser apresentada na edição 2017 do Festival

Continuar trabalhando com fortes personagens mulheres é o que pretende a aluna de Jornalismo Ana Cláudia Ferreira para o festival Primeiro Plano de 2017. Ela ganhou R$ 7 mil como prêmio pelo melhor curta metragem produzido por um diretor universitário na edição deste ano. O valor será investido numa nova produção.

“A menina que colecionava estrelas” conta a história de duas mulheres, mãe e filha, que vivem em um lugar isolado mas repleto de casos do imaginário popular, os quais se realizam ao longo da narrativa. A idealização do curta levou um ano e meio e a filmagem aconteceu em abril deste ano, na Fazenda Bom Jardim, localizada na zona rural de Goianá.

“Eu sempre quis contar histórias e esse curta tem muito de mim, eu busquei, como feminista militante, valorizar a força interna dessas mulheres. Contar histórias de mulheres no cinema é o que me motiva como ato revolucionário”, diz Ana Cláudia.

Com figurino elaborado por Alice Linhares, identidade musical com a trilha original de Bia Nascimento e participação de Sr. Hélio e Vinícius Oliveira e direção de arte de Carolina Queiroz, o filme traz elementos que se destacam esteticamente como a costura, o bordado, e a culinária, todos presentes nas histórias contadas pela mãe para a filha.

O filme de Ana Cláudia Ferreira foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso, e contou com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes. “Escolhi apresentar o filme no Festival Primeiro Plano por este ser um festival muito querido para mim, que teve um papel muito importante na minha formação como cineasta, e fiquei muito surpresa ao ganhar o prêmio em minha primeira direção, senti o reconhecimento pelo trabalho longo e árduo que foi realizar o curta.”